Leituras da Bel

Sereia no copo d’água, novo livro de Nina Rizzi, será lançado na Livraria Lamarca

Sereia no copo d’água, livro da poeta Nina Rizzi, é uma coletânea de poemas que é, a um só tempo, soco e acalanto. O livro será lançado em evento na Livraria Lamarca, na próxima quarta-feira, 24 de julho, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita. Nina Rizzi – nascida em São Paulo – vive no Ceará há mais de uma década. É autora de tambores pra n’zinga (Multifoco, 2012), a duração do deserto (Patuá, 2014), geografia dos ossos (douda correria, Portugal, 2016) e quando vieres ver um banzo cor de fogo (Patuá, 2017).

O evento de lançamento também terá o lançamento de “ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos”, novo livro da escritora cearense Sara Síntique. 

Nina Rizzi, escritora. (Foto: Bruna Sombra)

Nina Rizzi e Sereia

“Dividido em cinco partes (matriochka, minha fantasma, sortilégios pra matar o meu benzinho, sereia no copo d’água, prólogo), a poeta desenha o perfil de mulheres que emergem diante de nós de modo corpóreo, violento e múltiplo. São Marielles, Carolinas Marias, Claires e Ivonkas atravessadas por lembranças, mescladas a aromas, texturas e objetos do cotidiano. Falam das descobertas do amor e do corpo, mas também da violência que espreita o Brasil e o mundo e definem suas escolhas e, por vezes, tolhe suas vidas; racismo, violência institucional, homofobia e machismo”, explica o material de divulgação da obra.

A capa é assinada por Helena Freddi.

O livro é um lançamento da Edições Jabuticaba – uma pequena editora que nasceu no começo de 2017 das viagens e conversas de três amigos. “Floresce interessada em divulgar novos autores, traduzir poetas e prosadores contemporâneos e clássicos que navegam entre diferentes gêneros literários e que gostaríamos de ver publicados no Brasil. Entre nossos primeiros frutos, Walt Whitman, Anne Carson, Bernadette Mayer, Adrienne Rich e Eileen Myles. Nos próximos meses também lançaremos as poetas Claudia Rankine, Susana Thenón, Cecília Pavón e o poeta Ben Lerner. Em 2018 a editora também começou a publicar originais, buscando sempre investigar o encontro de gêneros literários diversos e pensar o Brasil pela literatura. O primeiro nome publicado nesta nova linha foi “A invenção dos subúrbios” de Daniel Francoy e, agora, “sereia no copo d’água” de Nina Rizzi. Nossos livros são feitos com auxílio dos estúdios HF de Gravura, da artista plástica Helena Freddi, e mesclam processos artesanais e industriais de feitura, sempre em tiragens médias que podem ser adquiridas tanto na internet como nas mais de 30 livrarias parceiras espalhadas pelo Brasil”, explica o material de divulgação.

 

 

Serviço
Lançamento de Sereia no Copo D’Água
Quando: quarta-feira, 24 de julho
Horário: a partir das 19 horas
Onde: Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475)
Entrada gratuita.

 

 

 

 

Recomendado para você