Extrapolando fronteiras entre diferentes plataformas e estimulando o consumo de literatura autoral cearense, O POVO lançou o podcast Antologia. Produzido pelos jornalistas Rubens Rodrigues e Isabel Costa, o Antologia integra o projeto Letras&Livros, do Vida&Arte. O produto, apresentado por Isabel, traz uma proposta diferente: os episódios abrem com a leitura de contos de ficção dos autores convidados seguido por um debate sobre temas relacionados ao universo literário, como mercado, escrita e processo criativo. O Podcast Antologia é inovador por unir a literatura e o jornalismo em apenas um espaço midiático.

Cinco escritores cearenses integram a primeira temporada do Podcast Antologia: Zélia Sales, Antônio LaCarne, Ayla Andrade, Bruno Paulino e Argentina Castro.

Podcast Antologia

Confira alguns trechos dos contos lidos no Podcast Antologia e escute as produções, que foram lidas pela atriz cearense Jéssica Teixeira:

ZÉLIA SALES

“Um homem sem mãos e sem rosto, de jaleco branco, de luvas, de máscara, de óculos. O braço pesado. Senti a agulha enorme rasgando minha gengiva, tocando o osso, parecia atravessar meu nariz, o gosto travoso de sangue na boca. Uma lágrima desceu queimando minha cara. Ele não via nada, não sentia nada, conversava com a atendente sobre um garrote que havia nascido na fazenda. O alicate, o puxão, minha cabeça indo junto, um tufo de gaze. “Pronto, a próxima”. Me empurrou pela nuca cadeira afora. Tinha a sensação de que havia um coco dentro da boca”.

https://open.spotify.com/episode/5p78Vht3ZYLv1DhmqQO94a?si=x6mVV-58RfyQkM-Ffo7nbQ

ANTÔNIO LACARNE

“Em um devaneio espiritual amargo, Arlete havia esquecido como escrever o próprio nome. Após o almoço, dançou sozinha na sala de casa. Já não tinha amantes, não tinha amigos, não tinha filhos ou uma casa bem localizada. Amores pré-históricos revividos mentalmente se transformaram em ilusões no aconchego de seu quarto escuro”

https://open.spotify.com/episode/0dxriIeLTSmPD2KrCgcSIM?context=spotify%3Ashow%3A31cuxJC9XQXX0Xh8j1P1TC&si=5ixILuWoTieerH86TmqNFQ

BRUNO PAULINO

“As histórias sobre as almas penadas do açude grande começaram há muito tempo, reforçava o velho narrador. Num antigamente que se perdeu. Exatamente no dia em que um casal de crianças, filhos do bodegueiro Zé Lins, Mariazinha e Pedrinho, sumiram misteriosamente dos olhos da mãe zelosa que sempre foi Dona Lúcia”.

https://open.spotify.com/episode/3KGjfLo9fxb7jhk93g32Iy?si=DO8C3zk4SzqUrSxvqqlf1w

ARGENTINA CASTRO

“A mãe, que vivia de faxinar as casas de moradores que viviam em condições menos difíceis, tinha uma estatura pequena e os cabelos de um tom amarelado difícil de entender se, pela tinta, se pelo sol. E foi com as mãos puxando os cabelos que recebeu a notícia.”

https://open.spotify.com/episode/3wSbJUx61smgZhmYXmJ4F1?context=spotify%3Ashow%3A31cuxJC9XQXX0Xh8j1P1TC&si=utglWaUtS3yXUXx39keHNw

AYLA ANDRADE

“As pessoas ao redor, espremidas do térreo ao quarto andar, não sentem medo. As pessoas ao redor não desejam que o elevador despenque. Aperta o três aí pra mim. Sobe e desce. Bom dia. Eu sinto medo. Ela quase vê o vão do elevador sumir embaixo dos pés. O elevador panorâmico de onde vê-se também o chão abaixo. Sobe e desce. Desce rápido. A música acompanha porque não lhe sai da cabeça.”

https://open.spotify.com/show/31cuxJC9XQXX0Xh8j1P1TC

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles