O Dia Internacional do Bordado será comemorado em Fortaleza com ações gratuitas promovidas pelo Coletivo Avesso. As atividades acontecerão nos dias 29 e 30 de julho, segunda-feira e terça-feira, em espaços como Porto Iracema das Artes, Poço da Draga e Casa sem medida. “Cada vez mais as práticas manuais estão se transformando em obras de arte expostas em museus no mundo inteiro. Os trabalhos com linhas e tecidos, que sempre estiveram presentes na história da humanidade, adquirem um novo olhar com a perspectiva da arte contemporânea e deslocam para o âmbito artístico o que antes era visto como uma habilidade ou técnica manual”, explica o material de divulgação dos eventos.

As artistas-bordadeiras Flávia Rodrigues, Laura Moreira e Wilma Farias vão participar das duas ações gratuitas e abertas ao público, nos dias 29 e 30 de julho. No dia 29 de julho, a partir das 14h, as artistas do Coletivo realizarão a atividade Ateliê Aberto, no Porto Iracema das Artes. “O momento é um convite para conversar sobre as ações do grupo de artistas voltadas para o bordado e intervenção urbana”, diz o material de divulgação. Em seguida, será realizada uma das ações do Coletivo Avesso: Bordamar. Uma caminhada em direção à praia do Poço da Draga para bordar um manto na areia.  Já o dia internacional do bordado, 30 de julho, será celebrado na Casa sem medida, a partir das 17 horas .

As ações do Coletivo Avesso se configuram como ocupações e intervenções no espaço público, intencionando o estar junto para produzir conversas em coletivo.

Serviço
Ateliê Aberto Ação Bordamar
Quando: 29 de julho
Onde: Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do mar, 160
Horário: 14h30min
Informações: @coletivoavesso

Dia Internacional do Bordado e lançamento de uma Ação do Coletivo Avesso
Quando: 30 de julho
Onde: Casa sem Medida – Rua José Vilar, 3040
Horário: 17 horas
Informações: @coletivoavesso

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles