Um dos maiores méritos da escritora J.K. Rowling é ter construído uma saga capaz de encantar através de múltiplos personagens. Não apenas o menino Harry Potter tem seus mistérios e encantos. As outras personagens criadas pela escritora britânica são complexas, contundentes, cheias de questões humanas, diferentes entre elas mesmas e capazes de evoluir (muito) ao longo da narrativa. Nesta quarta-feira, 31 de julho, é celebrado o aniversário de 39 anos de Harry Potter. E, também, é a data de aniversário da J.K. Como forma de prestar uma homenagem a essa autora tão amada (e milionária), eu escolhi as personagens femininas que considero mais fortes e interessantes.

Harry Potter é um personagem complexo também e, apesar de estar inserido em um universo mágico, suas atitudes se aproximam de questões humanas como poucas criações ficcionais conseguem. As dúvidas sobre o futuro, sobre falar a verdade, sobre proteger os inimigos, sobre ajudar os concorrentes e não deixar o mal vencer. Para além de um ser mágico, ele é um garoto em crescimento. E foi acompanhado por milhares de crianças e de adolescentes ao redor do mundo. Agora, quase chegando aos 40 anos, Harry Potter continua fazendo as palavras de Minerva serem cumpridas: “todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele”.

Diferente de outras criações ficcionais – que vivem o auge, faturam milhões e ficam guardadas em algum lugar do tempo – Harry Potter nunca deixou de ser uma febre mundial. Além dos novos longas – ambientados em diferentes países e com passagem (quase) garantida pelo Brasil – há vários produtos sendo lançados a cada ano. Indo das camisetas da C&A até as coleções de óculos da Chilli Beans, dos tênis descolados da Vans até as bolsas e as bugigangas da Primark. O lançamento mais recente foi um jogo de realidade aumentada – seguindo a mesma lógica do aclamado Pokémon Go – e que levantou 12 milhões de dólares apenas no mês de lançamento. O sucesso e as cifras são inegáveis. E ainda não falamos dos parques temáticos mantidos pela Universal em Orlando, que atraem milhões de fãs a cada ano.

 

Veja lista de personagens femininas mais fortes:

 

Gina Weasley

Gina Weasley
Não, eu não estou falando daquela criatura apática dos filmes – que pouco consegue executar um feitiço e fica correndo pelos corredores para encontrar o Harry! Gina é uma bruxa muito forte para a sua idade. Executa magias avançadas e não tem medo de enfrentar inimigos muito mais fortes – e experientes! – do que ela. É muito curioso acompanhar a evolução da personagem ao longo da narrativa. Aquela garotinha que deseja “boa sorte” quando Harry Potter vai passar pela Plataforma 9 3/4 pela primeira vez é a mesma que luta contra os dementadores, conjura patronos e não tem medo de enfrentar uma boa briga.

Minerva McGonagall

Minerva McGonagall
Como não amar e enaltecer a rainha de tudo? Minerva McGonagall é habilidosa, professora da escola de magia, animago, cuidadosa, poderosa. Enfim, os adjetivos para acompanhar essa mulher são muitos. O que falar sobre a forma como ela comanda a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts na ausência do Dumbledore? O que falar sobre a forma como ela ensina magia? O que faça sobre o respeito que ela alcança entre os alunos? O que falar sobre a forma dela ser maternal e rígida com o Harry ao mesmo tempo? Há uma cena no último livro que eu particularmente amo, quando o Harry parte em defesa dela. Ela precisava de ajuda? Talvez não. Mas foi muito bonito e justo.

Molly WeasleyMolly Weasley
Não, você não leu errado. Uma das personagens mais fortes de todos os sete livros escritos por J.K. Rowling é Molly Weasley. Uma dona de casa, pouco pacata e muito amorosa, que escolhe cuidar da família ao invés de seguir uma carreira no mercado de trabalho. Molly é uma bruxa fenomenal – como podemos notar tanto nos livros quanto nos filmes. Ela executa feitiços super complicados, administra a casa dosando o uso de magia, é integrante d’A Ordem, consegue educar os filhos bruxos com maestria (Gui, Carlinhos, Rony, os gêmeos, Gina e ainda tem o Percy). E ainda tem tempo para ser uma exímia cozinheira. Além de ter exercido  um papel primordial na última batalha.

Luna Lovegood

Luna Lovegood
Nunca neguei que Luna é uma das minhas personagens favoritas. Talvez por nós pertencermos à mesma casa, a Corvinal. Luna viu a mãe se explodir, quando criança, enquanto tentava executar um feitiço. Todo o trauma é revertido em uma vontade de estudar, conhecer mais, saber das criaturas mágicas. Ela oferece soluções para muitas das questões de Harry – incluindo um dos trechos mais importantes da batalha final. É Luna, que sofreu tanta discriminação em alguns momentos da narrativa, quem consegue encontrar os caminhos mais lógicos. Acho que a menina não poderia estar em uma casa melhor. Claro, a Luna dos livros é muito mais esperta do que a Luna dos filmes. Mas, paciência, pois são obras diferentes. E o que falar de Luna Lovegood torcendo nos jogos de quadribol? <3

Fleur Delacour

Fleur Delacour
Sério, preciso falar muito sobre a Fleur? Uma das campeãs do Torneio Tribruxo, Fleur é uma personagem originária da França e acaba entrando para a família Weasley. E ela é brilhante! Luta contra dragões, não tem medo de casar com um lobisomem, executa magias avançadas, tem a mente aguçada. Não adianta julgar a francesa pelo rosto de anjo! Enfim, a lista de qualidades dela é enorme. “Aquela Fleur é tão princesinha quanto eu”, disse um certo personagem sobre Fleur. E ele estava certo!

 

E um bônus track:

Hermione Granger

É um pouco óbvio, né? Mas vou colocar Hermione Granger como uma espécie de bônus. Resolve os problemas, estuda, faz os melhores trabalhos, tem uma mente brilhante, usa a lógica! Afinal de contas: “das bruxas da sua idade você é a mais inteligente”.

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles