No próximo sábado, 17 de agosto, durante a programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, será realizado o lançamento de Sobre Lutas e Lágrimas – Uma Biografia de 2018, do escritor e jornalista Mário Magalhães. A obra reconta o ano de 2018, que começou abalado pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assistiu à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terminou com a iminência da posse de Jair Bolsonaro, após uma campanha eleitoral acirrada por uma guerra de desinformação.

A atividade faz parte da programação do Porto Iracema das Artes dentro da Bienal. Confira calendário completo aqui!

O jornalista e escritor Mário Magalhães posa para foto em seu escritório. Foto: Daniel Ramalho para Editora Record.

O livro será lançado às 19 horas, Arena Multicultural Juvenal Galeno, no Centro de Eventos do Ceará, durante a programação do Porto Iracema das Artes. A obra será o ponto de partida para o debate “O mar da história é agitado”, entre Mário Magalhães e o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O mote da conversa foi retirado do poema de Vladimir Maiakovski “E então, que quereis?”. Ao final, haverá ainda sessão de autógrafos.

O lampejo para escrever Sobre lutas e lágrimas veio enquanto Mário Magalhães fazia colunas semanais para o “The Intercept Brasil”, site independente que iniciou em 9 de julho deste ano a #VazaJato, revelação de mensagens trocadas entre integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato e o juiz Sérgio Moro. Muitos dos textos assinados em 2018 foram retrabalhados para o livro, mas alguns dos principais capítulos são inéditos, como a introdução (“O ano que tão cedo não vai terminar”), o balanço do país no fim de dezembro (“Sequelas”) e os relatos sobre a incandescente reta final do primeiro (“Tsunami eleitoral”) e do segundo turno (“‘Ninguém solta a mão de ninguém’”).

Mário Magalhães

Mário Magalhães é jornalista e escritor. Formou-se na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou nos jornais Tribuna da Imprensa, O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, diário em que foi repórter especial, colunista e ombudsman. Recebeu 25 prêmios jornalísticos e literários no Brasil e no exterior, entre eles Every Human Has Rights Media Awards, Prêmio Esso de Jornalismo e Prêmio Jabuti. É autor da biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo.

Serviço
XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 16 a 25 de agosto
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita

Lançamento de Sobre Lutas e Lágrimas – Uma Biografia de 2018, de Mário Magalhães e debate “O mar da História é agitado” com o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ)
Quando: 17 de agosto, 19 horas
Onde: Arena Multicultural Juvenal Galeno, no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles