A artista cearense Luci Sacoleira é uma das indicadas ao Prêmio Jabuti, mais tradicional premiação do mercado editorial brasileiro. O livro indicado é Antonino Peregrino, que tem textos de Osvaldo Costa Martins e ilustrações produzidas por Luci. A produção é uma das dez finalistas na Categoria Juvenil. No próximo dia 31, quinta-feira, uma nova lista será divulgada, desta vez com os cinco finalistas de cada categoria. Os vencedores do prêmio serão conhecidos no próximo dia 28 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. Veja entrevista com Luci:

A entrevista foi realizada para o programa Letras&Livros, da TV O POVO, que é transmitido aos sábados, sempre a partir das 18 horas. A apresentação é de Isabel Costa e a direção de Renato Abê.

Tradicional premiação literária no Brasil, o Jabuti reúne 19 categorias do prêmio e um vencedor do Livro do Ano, e contou com mais de 2 mil inscrições para esta edição. O primeiro colocado de cada categoria, escolhido entre os cinco livros finalistas, receberá um troféu Jabuti para o autor e um para a editora. Além do troféu, o autor receberá um prêmio no valor de R$ 5.000 (cinco mil reais), deduzidos os encargos legais.

Prêmio Jabuti

Em 2018, um autor cearense, Mailson Furtado Viana, foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti. Além de ganhar a Categoria Poesia, ele foi condecorado com a premiação de Livro do Ano. A obra à cidade, um texto sensível e bonito sobre a vivência no interior cearense, foi lançado por Mailson em 2017 e, desde então, tem ganhado grandes propulsões. Público e crítica nacionais passaram a conhecer a obra e o autor a partir do Prêmio Jabuti.

Do Ceará, para a edição do prêmio em 2019, também está na pista o quadrinista Zé Wellington, que concorre com a HQ Cangaço Overdrive.

Você também pode gostar de:

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles