Dois adolescentes sobem até o local mais alto da escola para tentar suicídio. Com motivações e narrativas diferentes, ambos escolhem o mesmo momento para findar suas vidas. Esse é o ponto de partida do livro Por Lugares Incríveis (Editora Seguinte). A obra da autora norte-americana Jennifer Niven – sucesso de vendas e traduzido para vários idiomas – ganhou uma adaptação feita pela plataforma Netflix. Violet e Finch, moradores de uma pacata cidade de Indiana, Estados Unidos, são díspares em forma e em conteúdo. E, apesar de frequentarem a mesma escola, nunca haviam se falado verdadeiramente. A obra de Jennifer Niven poderia até descer para um clichê frágil, mas isso não acontece em nenhum momento da história.

O sucesso editorial de Por Lugares Incríveis ligou a lâmpada da Netflix. A movimentação segue a linha de outras produções originais – como Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Jenny Han) e Deixe a Neve Cair (John Green) – que também nasceram a partir de livros de grande sucesso.

Com roteiro da própria autora, o filme tornou-se o mais visto na Netflix Brasil no fim de semana de estreia. Para comemorar, a Companhia das Letras, responsável pela Seguinte, lançou uma edição especial toda caprichada, com capa dura, sobrecapa do filme e laterais coloridas. “O livro está à venda em todos os sites e livrarias, mas quem garantir o seu pela Amazon recebe um pôster exclusivo ilustrado pelo artista Victor Beuren! Corram que as quantidades são limitadas”, explica a editora no comunicado enviado à impressa. Confira imagem do livro:

Mas a obra de Jennifer Niven consegue se destacar no cenário de obras literárias feitas para o público juvenil. Primeiro, por ter um início muito desafiador. Depois, por ter personagens que são cativantes até em suas contradições. Por último, por ter um fim que foge do óbvio e quebra as expectativas.

Após o episódio no alto da escola, os dois adolescentes começam a estreitar uma relação que antes parecia impossível. Theodore Finch – o protagonista, interpretado no filme pelo ator Justice Smith – é um garoto rejeitado e chamado de “aberração”. Violet Markey, que é vivida por Elle Fanning, é uma estudante exemplar, popular e adorada por todos ao redor. Ambos têm cicatrizes passadas insistindo em aparecer.

Por Lugares Incríveis

Finch convive com a negligência familiar e parece sempre envolto em uma nuvem de tristeza. Ele fica desacordado por dias em decorrência de uma condição patológica – o que apenas agrava sua imagem diante do mundo exterior. Violet é a sobrevivente de um acidente de carro, mas precisa lidar com o fato de ter perdido a única irmã e com um sentimento de culpa que parece não sarar.

Finch e Violet recebem uma tarefa na aula de geografia: ir até os lugares mais incríveis de Indiana para mapear as peculiaridades. A jornada – feia a pé, de bicicleta e de carro – atinge níveis mais longos na medida em que cresce o relacionamento entre os dois protagonistas. Juntos, eles conseguem ir cada vez mais longe – superando desafios e colecionando souvenirs. Em dado momento, o livro mais parece o diário de bordo de uma amizade.

O estado americano de Indiana, obviamente, não está entre os mais famosos. E isso torna a narrativa mais interessante. Descobrimos pequenas paisagens e atrações turísticas que não aparecem nos documentários, nos guias de viagem ou em produções audiovisuais massivas. É pelos detalhes que Jennifer Niven faz o leitor se apaixonar.

Leia mais
Estante: conheça livros que tratam de suicídio ou têm o tema como pano de fundo

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles