“Antônio Conselheiro 190 anos: resistindo e construindo esperança no sertão” é o tema da semana cultural Conselheiro Vivo, que terá a programação do Sesc em Quixeramobim. Até 13 de março, acontecem espetáculos de teatro, show e lançamento de livros abertos ao público. Nesta terça-feira, a edição do Sesc Sonoridades acontece junto à quermesse da cidade na Praça da Matriz com apresentação do músico local David Einstein, às 20 horas.

Na quarta, a Cia Teatral Foco apresenta a peça “Entre a Cruz e a Espada” na Unidade Sesc Ler às 19h. O grupo escolhido pelo projeto Arte Encena Sesc vem da cidade baiana de Euclides da Cunha, vizinha à vila de Canudos, onde aconteceu a Revolução liderada pelo missionário Antônio Conselheiro no ano de 1896. O espetáculo será reapresentado para os estudantes do Liceu de Quixeramobim, às 14 horas, na quinta-feira.

O Bazar das Letras, ação do Sesc para promover o lançamento de livros com o diálogo entre autores e público, será realizado no Memorial Antônio Conselheiro na quinta-feira, 12 de março. Às 19 horas, a roda de conversa terá a presença de Marcelo Biar, autor de “Antônio Conselheiro: nem santo, nem pecador”. O professor de História criou a obra de ficção para contar a trajetória do líder da Guerra de Canudos.

Cinco coautores de “Sertão, sertões: repensando contradições, reconstruindo veredas” falam sobre a reconstrução histórica do levante e dos ideais de Canudos. Caio Marinho, Grace Bungenstab, João Batista Lima, Joana Barros e Paulo Zangalli participam do Bazar das Letras, que terá mediação de Bruno Paulino, presidente da Academia Quixeramobinense de Letras e de Neto Camorim, integrante do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim.

De terça a quinta, a Biblioteca do Sesc estará presente em seis escolas de Quixeramobim com contação de histórias pela manhã e à tarde.

Serviço

Programação Sesc – Semana Conselheiro Vivo

10/3
Horário: 20h
Projeto SESC Sonoridades – show com David Einstein.
Local: Praça da Matriz.

11/3
Horário: 19h
Arte em Cena Sesc: “Entre a Cruz e a Espada”
Local: Sesc Ler Quixeramobim

12/3
Horário: 14h
Arte em Cena Sesc: “Entre a Cruz e a Espada”
Local: Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado.

12/3
Horário: 19h
Sesc Bazar das Letras – lançamentos de livros
Local: Memorial Antônio Conselheiro
Marcelo Biar, autor de Antônio Conselheiro: nem santo, nem Pecador
Mediação: Bruno Paulino, escritor, professor e presidente da AQUIletras
Caio Marinho, Grace Bungenstab, João Batista Lima, Joana Barros e Paulo Zangalli, coautores de “Sertão, Sertões”.
Mediação: Professor Neto Camorim, integrante do IPHANAQ

Contação de História e Papo Histórico – Biblioteca SESC;
10/3
Manhã: EEF Tereza Heloísa Maravilha (8:30 às 9:10); Tarde: EEF Coronel Virgílio Távora (14:30 às 15:10)

11/3
Manhã: EEF Socorro Coelho Pompeia (8:30 às 9:10); Tarde: EEF Dona Luiza Távora (14:30 às 15:10)

12/3
Manhã: EEF Dona Mundoca (8:30 às 9:10); Tarde: EEF Manoel Martins de Almeida

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles