A quarentena imposta pelo Novo Coronavírus fez uma parte da população cearense entrar em casa e fechar as portas. Claro, apenas aquelas pessoas que têm consciência da importância social e a urgência de manter distância. O isolamento proporcionou que alguns tenham tempo livre. Um elemento raro em outras fases da nossa vida, não é mesmo? Outros, precisam continuar realizando a rotina de trabalho fora de casa – apesar dos perigos. Quem tem direito ao “home office” ou ao “período sabático”, pode trocar as horas de ansiedade por horas de aprendizado.

Algumas instituições liberaram acesso aos seus cursos e às suas formações. Eu escolhi algumas formações bacanas para artistas, professores e profissionais da cultura. Vou deixar uma lista! Aproveitem!

Cursos para fazer durante o Isolamento Social!

Começar a Escrever: Contos
O Escambau, movimento cearense, disponibilizou gratuitamente o cursos recém lançado Começar a Escrever: Contos. Já está liberado o Módulo 0 e a primeira aula do Módulo 1. Ao longo da semana, serão disponibilizadas novas aulas. É uma ótima oportunidade para quem quer começar a escrever! Veja aqui!

Em Casa com Faber Castell
Como a recomendação é ficar em casa, a Faber-Castell liberou o acesso gratuito a todos os cursos da plataforma online. São diversas opções para estimular a criatividade, para adultos e crianças: desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais para todo mundo colocar suas histórias no papel. Os cursos estão liberados até o dia 19 de abril. Acesse aqui!

Casa do Saber
Pelos próximos 30 dias, a Casa do Saber – instituição presente no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas que conta com uma plataforma virtual muito moderna – liberou o acesso a todos os cursos. São diversas opções – passando por economia, educação, literatura, música, cinema, filosofia e outras áreas. Veja aqui!

Universidade Aberta do Nordeste
Oferece cursos gratuitos e produzidos em parceria com instituições de ensino superior. Têm papel relevante como formação continuada e podem ser aproveitados como atividade completar em cursos de nível superior ou progressão funcional. Estão disponíveis gratuitamente cursos sobre Diálogo e Justiça Social, Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio, Educação Midiática e a BNCC. Veja aqui!

Como vocês estão utilizando o período de isolamento social? Estão fazendo cursos e aulas? Quem tiver outra dica de curso virtual e gratuito, por gentileza, conta nos comentários!

Clica aqui para saber mais sobre como ter um home office organizado!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles