5 DICAS SIMPLES E INFALÍVEIS DE MARKETING PARA VOCÊ AUMENTAR VENDAS E ATRAIR CLIENTES

Na estreia do blog, resolvi escrever sobre um tema de interesse de todos que trabalham com o comércio de produtos e serviços, principalmente neste momento econômico complicado do País: aumentar vendas e atrair clientes.

Mas aí você vai dizer: Ah, como fazer marketing se mal tenho grana para pagar os funcionários no final do mês? Vamos usar os recursos que temos à disposição: criatividade e ferramentas práticas e acessíveis para fazer seu marketing decolar.

O marketing mudou

Mudou? Calma, vou explicar para vocês. A primeira coisa a esclarecer: marketing é diferente de vendas. Muitas vezes, eles se misturam e outras nem se bicam. Numa linguagem mais simples, marketing é uma espécie de “adubo” para fazer as vendas crescerem.

O marketing gera interesse, faz despertar desejos e anseios do cliente para que a área de vendas vá lá e gere negócios (quer entender um pouco mais sobre o assunto? Livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler, considerado o “pai” do marketing).

Voltamos à mudança do marketing.  Sua fórmula antiga era ARV (Atrair, Relacionar e Vender). Muitas vezes, ela não dava certo porque as empresas esqueciam o principal: RELACIONAR. É a mesma coisa que conhecer, namorar e casar. Quando você elimina o namorar, as coisas tendem a não dar muito certo. E era isso que acontecia com o marketing. A fórmula atual é a dos 3Cs (Conhecer, Curtir e Confiar).

Era do Marketing Digital

Vivemos na Era do Marketing Digital (o que tornou o marketing mais acessível a todos), do chamado Inbound Marketing ou simplesmente marketing de atração. E por meio de conteúdo de qualidade, você consegue atrair clientes para o seu negócio. Por isso, o conteúdo, hoje, tornou-se a moeda forte do marketing.

Em outras palavras, você não precisa correr atrás de clientes, você vai usar o marketing de conteúdo para atraí-los.  E nesta Era do Marketing Digital, há inúmeras ferramentas  estratégicas que podem ajudá-lo a atrair clientes e aumentar suas vendas.

 Dicas simples e infalíveis 

(1) TENHA FOCO – Não adianta você ter site, páginas no Facebook, LinkedIn, Instagram etc. (página empresarial e não pessoal) e mantê-las desatualizadas, sem fluxo diário de informações. O importante é focar numa página e num site eficientes. Escolha somente uma  mídia digital (sugestão o Facebook, mais popular), faça uma página empresarial criativa, com uma imagem bonita, que melhor retrate a essência de seu negócio, com todos os dados sobre a empresa ou negócio.  Já o site, que seja responsivo (flexível, que se encaixa em qualquer dispositivo do usuário – PC, celular, tablete etc.). E capriche na comunicação visual e nas informações sobre seu negócio.

(2) OLHE PARA O TODO – Marketing é o todo da empresa e não uma fração. Um atendimento mal feito, um prato mal preparado, um serviço de pós-venda inexistente, uma entrega fora do prazo, tudo isso pode detonar o seu negócio em poucos minutos na Internet (reflexo da Era Digital). E na Internet, há o efeito da crucificação. Quando um fala mal parece atrativo, muitos entram na onda. E aí, o estrago já está feito. Mas, caso isso ocorra, encontre uma resposta educada e estratégica para amenizar o problema. Responda a todos os comentários e críticas. Esconder ou deletar a mídia social (como muitos fazem) não irá adiantar nada. A Internet tem longa e duradouro memória. Basta uma simples pesquisa para tudo ressurgir. Portanto, saiba olhar o seu negócio como um todo, com atenção e perfeccionismo aos detalhes.

(3) USE DA CRIATIVIDADE – Criatividade não custa dinheiro. Se o foco é concentrar sua divulgação numa página empresarial no Facebook, pense em conteúdos estratégicos, em posts interessantes para o público que deseja atrair (a regra é a seguinte: 80% de conteúdo que gere valor, relacionamento, curtidas – posts de utilidade pública, motivacionais, bastidores do seu negócio etc. -, e somente 20% sobre vendas). Use os diferentes recursos que possui para mostrar isso, tire uma bela foto no celular (insira uma moldura) e grave vídeos curtos (abuse desse recurso). Você pode não contar com uma superprodução, mas a simplicidade e o seu empenho serão reconhecidos. Ah, e cuidado com o gramática.

(4) ESTABELEÇA PARCERIAS – Vivemos num mundo colaborativo. Se você não tem dinheiro para investir, busque união, somar forças para criar parcerias de divulgação. Olhe para o negócio vizinho, para os fornecedores. Caso possua, por exemplo, uma lanchonete e ao seu lado há um salão de beleza busque união. Mas o que tem a ver esses negócios um com o outro? Num primeiro momento nada. Mas, se pararmos para pensar, tudo. Procure o dono e proponha uma parceria de divulgação. Sua lanchonete pode, por exemplo, oferecer lanchinhos para os frequentadores do salão. Com isso, o dono do salão terá um diferencial para oferecer aos clientes. Coloque um banner eletrônico do parceiro em seu site, faça um post promocional dele em sua página no Face e vice-versa. Olhe para o mundo de oportunidades à sua volta. Chega de miopia comercial e inove nas parcerias.

(5) OFEREÇA MIMOS – Todo mundo gosta de carinho e de ser lembrado. Se não há grana para investir num brinde (mas há inúmeros baratinhos, pesquise), crie uma ficha para o cliente avaliar seu atendimento e, ao mesmo tempo, deixe espaço para ele informar o celular, e-mail, o dia e o mês do aniversário (não seja indiscreto de querer saber o ano). Utilize o WhatsApp para cumprimentá-lo na data de aniversário, por meio de uma mensagem de texto ou voz. Fale em nome de toda a equipe, faça-o se sentir importante. Crie um cartão de aniversário digital (há inúmeros sites gratuitos para isso) e envie. Ofereça um desconto na data de aniversário. Ele, com certeza, dificilmente esquecerá esse carinho. Crie uma relação de cumplicidade e amizade com o seu cliente. Vivemos num mundo onde os gestos mais simples de gentileza podem funcionar como grandes estratégias de marketing. E tenha em mente uma coisa: o marketing eficiente está ao alcance de sua criatividade, do seu empenho e não de seu bolso.

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