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O mercado atual exige mudanças constantes e adaptações rápidas; veja informações e dicas para ter uma empresa com perfil atuante

Para quem busca destacar-se no mercado, diferenciais relevantes podem ser determinantes para que oportunidades surjam. Em meio à competição, micro e pequenos empreendedores têm dúvidas sobre como e o que fazer para evidenciar seu negócio. Segundo levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), 24,4% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de atuação.

Dessa forma, planejamento e obtenção de dicas e soluções para inovar podem ser fatores importantes para se sobressair rumo à longevidade do negócio e garantir crescimento como empreendedor. Tudo isso exige esforço contínuo, longo prazo. Segundo Mônica Arruda, consultora do Sebrae/CE, não dinamizar nos processos internos, por exemplo, é um risco. “O mercado exige mudanças constantes e adaptações muito rápidas e, quando a empresa não tem essa agilidade, ela corre o risco de perder espaço para o concorrente”, afirma.

Por vezes, empresários têm medo de mudar e correr riscos. Em geral, eles acabam acomodados na “zona de conforto”. Mas, com um mercado tão dinâmico como o atual, a acomodação pode colocá-los em desvantagem. Outro erro é a falta de interação com o comprador, cada vez mais exigentes. Mônica diz que clientes, principalmente o público mais jovem, tendem a agregar valor à empresa com um diferencial. “O público mais novo tem acesso às redes sociais e a muitas informações. Ele gosta de novidades e busca consumir coisas diferentes.”

Atento a informações
Direcionamento importante é a busca por informações e formações sobre a área de atuação: como administrar os erros, participar de eventos dentro do seu setor, fazer uma análise de mercado, observando público alvo e o posicionamento com a concorrência. Além de ouvir o cliente e saber o que ele gostaria de ver de diferente, é preciso buscar as necessidades que ainda não foram supridas.

Entre as ações possíveis estão o estímulo à criatividade dentro da empresa e a criação de modelos que favoreçam a inovação constante e que valorizem e incentivem os colaboradores. Em um país em meio à crise, as adversidades são um estimulante para a criatividade. Os empreendedores, nesses casos, podem ver as dificuldades, que podem ser revertidas em oportunidades, impulsionando a inovação em seus negócios.