(Foto: jacoblund/GettyImages)

Identifique qualidades e saiba como potencializar a gestão de pessoas e coordenar uma equipe rumo ao sucesso de sua empresa

Seres humanos possuem personalidades e gênios distintos e lidar com pessoas sempre foi um desafio. Dentro das empresas existe a necessidade de que esse acompanhamento seja feito de forma efetiva para que se entregue um trabalho com sucesso.

Segundo a psicóloga e coach Izabel Bandeira*, o gerenciamento de equipes se define quando o gestor enxerga as pessoas. Poder acompanhá-las e conduzi-las em prol de um objetivo, perceber as diferenças e saber como, através dos colaboradores, dar tarefas e acompanhá-las para chegar a uma finalidade.

Sobre a importância de saber lidar com essas situações, a psicóloga cita: “quando nós sabemos conduzir, nós temos a certeza de melhores resultados. Gerenciar pessoas é dizer o que, como e para quê elas têm de fazer uma tarefa”.

Liderança

Para coordenar uma equipe com resultados satisfatórios, é primordial saber a diferença entre chefe e líder. Izabel relata que o chefe se caracteriza como uma pessoa que impõe, enquanto o líder convence, não por força, mas dando direcionamentos, suporte e sentido aos objetivos.

Depois de saber o diferencial entre chefe e líder, é fundamental identificar alguém com o perfil de liderança. A característica mais importante é que ela possua o desejo de ensinar e desenvolver os colaboradores. “Para ser um educador é preciso paciência, entender as diferenças para ter condição de conduzir pessoas”, afirma a psicóloga.

Izabel também comenta sobre a diferença entre um grupo de pessoas e uma equipe. De acordo com a profissional, uma equipe consiste de pessoas alinhadas para o mesmo propósito. Já o grupo é unido, mas os indivíduos que o compõem não necessariamente têm o mesmo objetivo.

A importância desse preparo resulta em a empresa adquirir indicadores, acompanhamento de todas as etapas e visão do negócio. “Todo e qualquer gerenciamento precisa de informação precisa e real dos resultados, e com isso, observa-se o que pode ser melhorado”, afirma a coach.

Confira dicas de Izabel Bandeira sobre como potencializar a gestão de pessoas

Mostrar às pessoas a capacidade que elas têm
Às vezes os colaboradores têm potencial e, por falta de paciência e percepção, se perde a oportunidade de desenvolver essas pessoas.

Mostrar seus pontos positivos
Muitos apontam os pontos negativos com a intenção de que estes sejam melhorados, mas, por vezes, isso acaba desmotivando o membro da equipe. Dar ênfase às suas qualidades pode ajudar mais do que citar o lado contrário.

Ouvir as opiniões dos funcionários
Estar sempre apto a ouvir pode influenciar no andamento de uma empresa. Quem compõem a empresa pode dar um feedback importante, que pode melhorar no dia a dia das tarefas.

Trabalhar com as diferenças
Uma equipe é formada por pessoas com personalidades distintas. Muitos gestores buscam trabalhar com pessoas parecidas. “Isso não tem ganho, o líder deve ter abertura, se permitir lidar com as diferenças. Trabalhar com divergências ajuda-o a empenhar-se em várias áreas”, finaliza Izabel.

*Izabel Bandeira é consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)