Foto: Pixabay

Saiba quais medidas tomar antes de lançar sua empresa internacionalmente e os benefícios disso para seu negócio

Os ventos do mercado atual sopram a favor de quem navega rumo às vendas internacionais. Com o dólar valorizado, as empresas têm uma margem de lucro maior vendendo para fora, podendo até ultrapassar seu porte atual e crescer por meio desse canal de comercialização. Mas será que sua empresa está pronta para exportar?

Segundo a mestra em negócios internacionais Marta Campelo*, qualquer empresa pode exportar, desde a de pequeno até a de grande porte. Ela cita que uma das maiores vantagens de entrar nesse segmento de vendas é não depender tanto do mercado interno, que concorre com as empresas internacionais que aqui estão.

Antes de alçar voo com destino ao estrangeiro, os empreendedores devem fazer uma análise do próprio negócio, ensina. Marta explica que o primeiro passo é observar sua experiência vendendo para outros estados. “Relações comerciais com o Sul e o Sudeste brasileiro servem de parâmetro para se ter um balanço positivo ou negativo, já que esses mercados são bem exigentes”, pontua.

Planejar-se legalmente é outro ponto fundamental. Para exportar, uma empresa precisa registrar isso em seu o objeto social, que é o contrato no qual estão determinados os projetos do negócio. O empreendedor que ainda não o possui precisa fazer essa habilitação na Receita Federal. Após fazer o registro, é necessário adquirir o radar com autorização, e, por fim, ter a permissão para exportar.

Em seguida, é necessário estar atento às questões burocráticas, logísticas, culturais e documentais do mercado para o qual se vai vender. É importante que a empresa se qualifique em relação a documentos básicos, e observe se a qualidade do produto exportado está de acordo com os consumidores dos outros países. “É fundamental ter esse conhecimento para vender com o máximo de segurança possível”, adverte Marta.

*Marta Campelo é analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)

Serviço
Evento: XX Encontro Internacional de Negócios do Nordeste
Segmentos: alimentos e bebidas, cosméticos e moda (praia, fitness, íntima, infantil)
Quando: 12 de novembro, das 15h às 21h, e 13 e 14 de novembro, das 8h às 18h
Onde: Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema
Mais informações aqui