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Retenha talentos e mantenha os melhores funcionários junto ao seu negócio

Retenção de talentos e união de colaboradores

Parceria e compreensão das demandas auxiliam a reter os talentos na empresa. (Foto: Rawpixel/Pixabay)

Tão importante quanto reconhecer os talentos dentro da empresa, saber mantê-los também garante que as melhores pessoas estejam junto ao seu negócio

Com o crescimento da empresa, os profissionais que já possuem algum tempo de negócio tendem a se especializar. Seja por meio de cursos, formação superior ou semelhantes, os colaboradores não permanecerão parados. Por isso, a tendência é de que novas oportunidades de trabalho surjam. Nessa percepção, é importante ter capacidade de reter os talentos do negócio.

A mudança de gerações, contudo, trouxe algumas alterações sobre como os funcionários percebem as oportunidades. Se, antes, a garantia de benefícios como plano de saúde e estabilidade eram determinantes, hoje, o foco é nos valores que a empresa tem em comum com o funcionário, garante a psicóloga Cláudia Ramalho*.

Em relação ao ato de reconhecer os talentos dentro da empresa, a especialista explica que isso até atrelado a quanto o profissional está aderente ao “propósito da empresa”. Dessa forma, a adesão aos valores do negócio ocorrerão de forma mais orgânica, pois é preciso que haja compromisso real com as pautas defendidas. Por exemplo, não adianta o empreendedor defender a sustentabilidade sem que ações práticas sejam tomadas no cotidiano.

O investimento em capacitações realizadas dentro do próprio negócio também traz benefícios. A realização de parcerias para cursos internos amplia a capacitação dos colaboradores, permitindo que eles melhorem enquanto profissionais e reconheçam o investimento da empresa no capital humano.

Percepção interna
Para conhecer seu perfil de funcionários, a aplicação de pesquisas recorrentes auxilia a estabelecer as demandas dos colaboradores. A prática traz dados que se revertem para o avanço de pontos como melhorias na infraestrutura da empresa e até mesmo em como alguns processos são realizados.

Ademais, voltando para o aspecto dos valores da empresa e funcionário, o perfil dos colaboradores também permite delimitar as expectativas que eles possuem em relação ao negócio. “Dentro de uma empresa que está se formando, você deve fazer a escuta do que esse profissional deseja, quais as metas deles, expectativas e estar atento se estão alinhadas ao tipo de negócio que está se viabilizando”, comenta.

Outras prioridades que o empresário precisa garantir a seus funcionários é no âmbito motivacional. É importante que haja a noção de pertencimento, para que se dedique ainda mais à função desempenhada.

*Cláudia Ramalho é articuladora da unidade de Gestão de Pessoas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE)

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