Imagem mostra mulher olhando para uma parede cheia de post its coloridos. Ilustra o processo de branding

Foto: Mihai Surdu/Pixabay

Trabalho de marca se tornou o principal diferencial de uma empresa. Saiba como dar os primeiros passos

Há práticas no mundo dos negócios que não são feitas do dia para a noite e que requerem trabalho contínuo e sempre atualizado. Uma das mais comuns é o branding, cujo conceito atua desde o “dna” da marca, até como ela se comporta no mercado. Seu desenvolvimento é baseado em diversas ações e processos, logo, os resultados são esperados para médio ou longo prazo.

“O branding é uma forma de como as empresas organizam suas ações para gerenciar a marca, pois ela é um ativo intangível, mas de bastante valor, e é ela que pode gerenciar o diferencial competitivo entre você e o seu concorrente. O branding se baseia em criar correlações, sentidos, sensações e experiências com a marca para favorecer e resultar em vendas, além de lidar com a satisfação do cliente”, explica o analista Alisson Gomes*.

Por atuar diretamente com a marca, é importante que os empreendedores tenham conhecimento sobre o que ela consiste. Marca é um conjunto de peças e ações com identidade visual e linguística bem trabalhada e agradável. Investir no conceito irá trazer diversos benefícios para o seu negócio, contribuindo para rentabilidade do mesmo, crescimento no mercado local e, quem sabe, nacional.

Benefícios

A gestão de marca eficiente cria um espaço na percepção do consumidor. Essa é uma forma de a empresa diferenciar-se no mercado, além de proporcionar experiências, relacionamento diferenciado com os clientes, deixando bem claro qual o propósito, missão e identidade como um todo. “O branding tem que resultar em vendas, gerando um aumento de faturamento e um aumento no valor da marca, diferenciando-se do mercado e se tornando mais competitivo. Isso é muito estratégico, e as marcas devem estar atentas hoje em dia”, completa Alisson.

Elementos que compõem o branding

O primeiro passo é definir sua logo. Nesse ponto, é preciso ter contato com uma empresa especialista no desenvolvimento de marcas que irá realizar um trabalho personalizado para seu negócio. Na hora de traçar as estratégias, que também estão atreladas ao marketing, defina a personalidade da sua marca, o tom de comunicação e os canais nos quais ela estará presente.

Propósito

O branding também é composto pelo propósito da marca, quais valores e sentido da mesma em relação ao mundo e como se posiciona. “É importante lembrar que, muitas vezes, o consumidor não está atento somente ao seu produto, mas também ao que você vende e o que passa com ele. O seu cliente também se interessa pelas sensações e valores agregados ao produto que ele também quer adquirir. Tudo isso faz parte do branding e do seu trabalho de marca”, completa Alisson.

 *Alisson é analista do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Ceará (Sebrae/CE)

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