Barra do Cauípe- Cumbuco

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Reprodução/ Face Cumbuco Board Riders)

O Projeto Mochilar é preciso vai mostrar as mais belas paisagens do nosso Ceará e os melhores picos para praticar esportes radicais.  Nossa primeira parada foi na linda praia do Cumbuco, que fica distante 30 km de Fortaleza e é considerada o paraíso dos ventos pelos amantes dos esportes radicais.

Gravação do piloto Mochilar é preciso - Blog Mochila Radical / Da esquerda pra direita: Diego dos Santos, Wesley Silva, Natália Fonteles, Rodrigo Carvalho, Yury Manzon e Thadeu Dornelas

Gravação do piloto Mochilar é preciso – Blog Mochila Radical / Da esquerda pra direita: Diego dos Santos, Wesley Silva, Natália Fonteles, Rodrigo Carvalho, Yury Manzon e Thadeu Dornelas

O destino de hoje é a paradisíaca praia do Cumbuco. O nome da praia tem origem indígena, a palavra “cumbuco”, em tupi-guarani, significa “onda longa e baixa”, porém além das ondas, a praia também é conhecida mundialmente pelos fortes ventos e é chamada de Paraíso dos ventos.

Parti em busca dos melhores ventos, ondas e dos famosos coqueirais e ao chegar à praia do Cumbuco, conheci os camaradas da Cumbuco board Riders Club:  Diego Santos, Yury Manzono , Weslwy e Thadeu Dornelas, que conhecem os lugares mais lindos da praia e os melhores picos para a pratica de kitesurf, stand up paddle e surf. 

Barra do Cauípe- Cumbuco.

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Reprodução/ Face Cumbuco Board Riders)

Os riders apresentaram um roteiro especial e a bordo de um carro 4×4 percorremos os lugares mais lindos da Praia do Cumbuco e Pecém (praia próxima , que abriga um Complexo portuário).

Nossa primeira parada foi na Barra do Cauípe, um dos melhores picos para quem pratica kitesurf e stand up paddle. Com bastante coqueirais, a barra que fica próxima do mar se torna o cenário ideal para quem quer admirar uma bela paisagem. Além das atividades esportivas, os visitantes podem usufruir de barracas que oferecem serviços de bebida e comida.  O visual é lindo!

IMG_0580

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Reprodução/ Face Cumbuco Board Riders)

IMG_5179

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Thadeu Dornelas)

Depois de curtimos um stand up paddle, fomos para ” paraíso escondido” , que para você saber mesmo onde fica vai ter que entrar em contato com a turma do Cumbuco Board Riders para te levar lá..  Após uma estradinha com muita areia e um visual deslumbrante, chegamos em um pico onde as ondas quebram e deixa a onda mais longa, o que segundo nossos riders , é perfeita para quem quer aprender a surfar ( meu caso!). 

Entrei no mar acompanhada do instrutor Diego, que já tinha me passando previamente na areia os três passos de como subir e me equilibrar na prancha. Depois de algumas tentativas, consegui minha primeira ondinha (marolaaa), mas mesmo surfando aquela onda pequena, a sensação de ficar em pé na prancha e poder curtir todo aquele visual me deixou realizada.

Paraíso escondido - Pecém

(Paraíso escondido – Pecém /Foto: Rodrigo Carvalho)

Depois de me sentir surfista por um dia ( sim, gente! Deixa eu sonhar!), fomos para mais um lugar incrível do Cumbuco, as Cristalinas. Por lá, uma tirolesa, dunas banhadas pelo rio e uma vista paranômica maravilhosa, onde o por do sol fica muito mais lindo.

Confesso que fiquei com um pouco de medo de descer na tirolesa, mas depois que você vai uma vez não quer mais deixar de ir. A Tirolesa do Beto também tem um escorregador improvisado que não deixa nada a desejar no quesito emoção em relação aos famosos parques aquáticos daqui.

Ah! Uma dica valiosa para as mulheres que forem descer pela tirolesa e pelo escorregador…Eu desci no escorregador com meu biquini e o resultado foi:

Muita adrenalina, quase perco o biquíni e a tive alguns arranhões. Sim, recomendo descer com um biquini bem preso ao corpo ( dê um “nó cego”) e de preferência vista um short.

Tirolesa Cristalinas

(Tirolesa Cristalinas /Foto: Rodrigo Carvalho)

IMG_5268

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Thadeu Dornelas)

Dicas para você montar o roteiro ideal:

Super indico marcar com a galera do Cumbuco Board Riders, pois fui super bem recebida e pude conhecer os melhores lugares do Cumbuco. A equipe é super atenciosa e profissional, você pode marcar aulas de kitesurf, surf e stand up paddle, que logo menos já estará arrasando por ai.

IMG_0123

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Thadeu Dornelas)

 

Cumbuco - Diego dos Santos

Cumbuco. ( Reprodução: Face -Cumbuco Board Riders)

Barra do Cauípe

Um dos melhores picos para a prática de kitesurf. Visual incrível.

Cumbuco. ( Reprodução: Face -Cumbuco Board Riders)

Cumbuco. ( Reprodução: Face -Cumbuco Board Riders)

Tirolesa nas Cristalinas

Lugar para diversão em família. Tirolesa, esquibunda, e toboágua são uma das atrações, além de poder ter uma vista privilegiada.

Tirolesa Cristalinas

IMG_5287

Barra do Cauípe- Cumbuco. ( Foto: Thadeu Dornelas)

Paraíso escondido ( Pecém)

Ideal para quem quer aprender a surfar. Mar lindo e ondas perfeitas. 

Pico Paraíso Perdido - Pecém/ Foto: Rodrigo Carvalho

Pico Paraíso Perdido – Pecém/ Foto: Rodrigo Carvalho

Pecém / Foto: Rodrigo Carvalho

Pecém / Foto: Rodrigo Carvalho

Hospedagem

Fiquei hospedada na Vila Coqueiros , que é pousada, barraca e kite center. A pousada fica de frente para o mar e aos fins de semana o DJ Carlos Francisco deixa o fim de tarde bem mais animado.

Ah! além do som das pick ups, você pode ouvir uma mistura que deu certo, violino e música eletrônica. A mistura, que pode até parecer improvável,  é surpreendente agradável! Vale a pena conferir!

dj

O

atendimento na barraca é ótimo e os garçons sempre tem ótimas sugestões para o prato do dia e de drinks. Pode confiar!

Vila Coqueiros – Foto: Rodrigo Carvalho

IMG_2218 (1)

Um pouco sobre a história da praia do Cumbuco

A pequena vila do Cumbuco se desenvolveu a partir das atividades de pesca, porém em meados dos anos 70 , as belezas naturais da vila foram descobertas por turistas de todo o mundo e logo ficou famosa. Os coqueirais, o mar de águas mornas, as grandes dunas e  os bons ventos, que sopram em toda época do ano, se tornaram os atrativos da pequena vila de pescadores, que logo veio a se tornar uma das praias mais visitadas do Ceará.

Agradecimentos

Cumbuco Board Riders

Pousada Vila Coqueiros

Bibiquines  <3   Muito amor pelos biquínis mais descolados e lindos da cidade.

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles