iron macho

Turma do Iron Macho e Carlos Mario “Bebê” (Camisa verde). Foto: reprodução / Instagram Iron Macho

A temporada de ventos fortes chega em setembro e será o combustível ideal para a turma da quarta edição do Iron Macho. O evento acontecerá do dia 18 a 30 de setembro e reunirá os maiores atletas do kitesurf mundial, entre eles, o cearense campeão mundial Carlos Mário “Bebê”, e praticantes do esporte para um downwind desafiador de 1000 km de pura adrenalina pela costa nordestina.

O Iron Macho é um verdadeiro teste de superação e resistência que reúne kitesurfistas do mundo todo para 12 dias de muita aventura pelas praias do Nordeste. A kite trip vai passar pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. No roteiro, estão 105 praias paradisíacas como Canoa Quebrada, Praia do Futuro, Cumbuco, Paracuru, Icaraizinho de Amontada, Jericoacoara, Atins e os famosos Lençóis Maranhenses.

Iron Macho 2018

Percurso do Iron Macho 2108. Foto: reprodução / Instagram Iron Macho

Origem do Iron Macho

O evento foi idealizado pelo cearense Antônio Marques Filho, analista de sistemas e kitesurfista natural da região do Mangue Seco, em Jericoacoara.

Marques Filho - idealizador do Iron Macho 2018

Marques Filho – idealizador do Iron Macho 2018. Foto: reprodução / Instagram Iron Macho

A inspiração para o nome do evento veio durante um velejo de Marques pela orla de Fortaleza. Era dia de prova de natação do Iron Man (Homem de Ferro), competição mundial de Triátlon, que acontece todos os anos na capital cearense.

Enquanto velejava, o kitesurfista conta que viu vários atletas do Iron Man no mar e ficou impressionado com tamanha resistência dos participantes. E de esforço e resistência, Marques entendia.

Para se fazer um downwind é preciso ter muitas qualidades que a turma do Iron Man também tem como determinação, preparo físico, resistência e superação. Então ele pensou que seria interessante fazer uma versão do Iron Man para os praticantes do kitesurf. Para isso, o nome teria que ser bem regional. Foi então que  o “man” do Iron Man foi substituído pelo “Macho”, expressão tipicamente cearense.

Iron Macho 2016 kite trip

Downwind das Emoções 2016. Foto: reprodução / Instagram Iron Macho

>  Entrevista exclusiva: Campeã brasileira de SUP Aline Adisaka curte férias em Jericoacoara

> Jericoacoara Cultura Longboard Festival acontece em abril

> Icaraizinho de Amontada recebe o I Festival de Stand Up Paddle

> Icaraizinho de Amontada: dica de hospedagem

> Guia especial de férias em Jericoacoara

> Maresia Cumbuco Surf Sound acontece no Pico das Almas

Ventos da mudança

Para a quarta edição, o idealizador do evento aponta que a expectativa é de até 30 inscritos. “Prezamos pela qualidade do Iron Macho. Isso não é um projeto só de grana, é um projeto bem maior, é uma filosofia de vida, filosofia de quem vive as emoções do kite. Por isso, para entrar nessa, é preciso ter experiência em velejo de pelo menos 50 km.  A ideia é atender com segurança e qualidade cada um dos participantes”.

Até o momento, mais de 15 pessoas de todas as partes do mundo (Bélgica, Portugal, México, Estados Unidos, França e Canadá) já confirmaram presença no evento, que tem tudo para ser um marco na história do turismo, economia e esporte da costa nordestina.

Irona Macho 2018

A kite trip vai fomentar o turismo nas 105 praias por onde passar. São mais de 10 pousadas e centenas de empregos diretos  e indiretos e diversos bugueiros que vão trabalhar em prol da realização do Iron Macho. Os participantes irão conhecer as praias e terão a oportunidade de conhecer a cultura, gastronomia e belezas nordestinas, além de interagir com a comunidade local com todas as nuances, simplicidade e hospitalidade inerentes do povo nordestino. Uma ótima oportunidade para trocas culturais e para movimentar a economia dos locais visitados.

Inscrições abertas

Os pacotes estão divididos em 5 categorias:

IRON PIVETE: pacote com 3 dias
IRON MACHO: pacote com 5 dias
SUPER MACHO: pacote com 7 dias
MACHO SELVAGEM: pacote 10 dias
MACHO EXTREME: pacote com 12 dias

Pacote inclui:
Hotel + Café da Manhã + Carro 4×4 + Barco de apoio nos trechos mais extremos + guias com rádio e GPS + Rider do Rank Mundial + camiseta do evento + fotos +
frutas, água e suco na praia + vídeo documentário + certificado de “CABRA MACHO” para quem completar todo o percurso.

Iron Macho 2018 (Foto: divulgação)

Iron Macho 2016 – parada na Casa Janjão, em Icaraí de Amontada. (Foto: divulgação)

O evento terá uma equipe de profissionais qualificados no mar e em terra firme com carros de apoio, materiais de orientação GPS, além do apoio de resgate no oceano com profissionais certificados em kitesurf. Os interessados têm cinco opções de pacotes de Downwind: de 3, 5, 7, 10 e 12 dias. Para mais informações sobre valores dos pacotes, acesse o site oficial do Iron Macho.

Serviço:

Iron Macho 2018
Whatsapp: +55 85 98753-1049
Email: bigkitetrip@gnail.com
site: www.ironmacho.com.br

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles