Nobre Arte

Ruiz nocauteia Joshua em maior zebra nos pesados desde Douglas contra Tyson

684 2

No último sábado no Madison Square Garden em Nova Iorque ocorreu aquilo que torna o Boxe, em especial a categoria dos pesos pesados, imprevisível e especial.

O que todos julgavam quase impossível aconteceu, Andy Ruiz Jr venceu por nocaute técnico Anthony Joshua no sétimo round. Os analistas de boxe todos apontavam uma vitória sem surpresa do britânico e as casas de apostas o colocavam como favorito em proporções de 1 para 25.

O cubano Luis Ortiz recusou uma proposta de 7 milhões de dólares por essa luta e assim Andy Ruiz Jr entrou na equação como um substituto para Jarell Miller com no final de abril e com pouco mais de um mês para se preparar. O americano de origem mexicana tinha significativa desvantagem em altura, envergadura e com seu físico nada atlético poucos alimentavam esperança em uma vitória do desafiante. Contudo, em cima do ringue a história foi diferente.

A Luta

Já no primeiro assalto Joshua ficou visivelmente surpreso com a velocidade das mãos e precisão nos contra-ataques do americano embora tenha sido um round mais de estudo. No segundo a mesma coisa, mas no terceiro que a luta teve sua reviravolta. Em uma sequência finalizada com um cruzado de esquerda Joshua derrubou Ruiz e foi aberta contagem. O americano levantou rápido ainda que aparentasse estar um pouco alterado ainda, o combate volta e Joshua avança para definir a luta. O que ele não contava era que Ruiz em vez de clinchar e procurar se recuperar foi direto ao ataque e com suas mãos velozes atinge Joshua que acusa os golpes, o americano parte para cima e derruba Joshua. O juiz abre contagem, mas a luta continua. O britânico busca de forma desesperada o clinche seguidamente e o juiz separa até que no final do round Ruiz encaixa nova sequência e Joshua cai pela segunda vez, mas agora felizmente é salvo pelo gongo e terá o intervalo para descansar.

Joshua derruba Ruiz

No round seguinte Ruiz teve uma boa estratégia, não quis se expor e não foi para definir imediatamente. Joshua ainda permanecia zonzo do round anterior e tentou manter afastado o desafiante com seu jab. Já no quinto round Joshua aparenta já ter se recuperado, mas ainda se mostra hesitante, embora tenha bons momentos no final do round. No sexto round novamente Ruiz se apresenta melhor atingindo mais o campeão que parece receoso e acaba perdendo também este round.

                                                     Ruiz devolve a queda no terceiro round

Logo após o início do sétimo o desafiante acerta um cruzado de esquerda que Joshua acusa o golpe e procura o clinche, mas Ruiz não lhe dá trégua e consegue nova queda. Joshua vence a contagem e retorna, mas não encontra descanso, Ruiz sabe que pode definir a luta e pressiona ainda mais o campeão e o atingi até o derrubar novamente. Dessa vez vemos Joshua sem resiliência, ao levantar em vez de ir em direção ao juiz ele cospe o protetor bucal  e segue para o seu córner. O juiz pergunta se ele quer continuar e após a negativa é encerrado o combate.

                                                                               Juiz interrompe a luta

E temos um novo campeão, Andy Ruiz Jr, o primeiro de descendência mexicana entre os pesados.

O mundo do Boxe ficou em choque. Não se via algo assim desde a derrota de Mike Tyson para Buster Douglas em 1990, Tyson era invicto em 37 lutas, iria para sua décima defesa de cinturão e tinha dominado ou nocauteado todos os seus desafiantes. Só que no Boxe tudo pode acontecer e Buster Douglas levantou de uma queda para nocautear o campeão.

A magnitude da zebra não foi a mesma como a de Tyson, mas foi superior por exemplo as derrotas de Lennox Lewis para Oliver McCall e Hasim Rahman e também de Wladimir Klitschko para Corrie Sanders e Lamon Brewster para citar outros campeões dominantes que perderam de forma inesperada mesmo com favoritismo.

Agora para o britânico resta saber se irá, conforme especulado, exercer seu direito de revanche imediata prevista em contrato ou fará outra luta antes. Nos resta esperar um anúncio oficial.

Para Andy Ruiz Jr meus parabéns, este tipo de vitória que faz o Boxe ser o que é e ele provou contra tudo e todos que qualquer previsão feita pode ser rasgada em cima do ringue.

                                                                                      Ruiz com seus cinturões

Vamos aguardar como ficará a cena dos pesados após essa reviravolta.

 

Recomendado para você