Novo Ensino Médio

Ensino Técnico no Ceará

A estratégia de integrar o ensino regular médio ao ensino técnico foi implementada no Ceará em 2008. No primeiro momento, 25 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) ofertavam, em 20 municípios, quatro cursos profissionais de nível técnico. Eram formações em Informática, Enfermagem, Guia de Turismo e Segurança do Trabalho.

Atualmente, são 117 unidades distribuídas em 91 municípios, e 53 cursos nas mais diversas áreas de atuação. A previsão é de que, em 2018, outras 24 unidades sejam inauguradas, totalizando 141 escolas no Estado.

Mercado de trabalho

Divulgação/Seduc

Tal como prevê a reforma do ensino médio proposta pelo Ministério da Educação, a experiência cearense teve bons resultados. Ampliou a possibilidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho e abriu caminhos para cursos tecnológicos de nível superior.

Segundo dados da Secretaria de Educação do Ceará, 60,8% dos concludentes das EEEPs estão no mercado de trabalho ou na universidade. De 2010 (ano de formação das primeiras turmas da educação profissional) até 2016, foram 61.139 alunos formados.

 

Funcionamento

No Ceará, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica, das 7 às 17 horas. Durante o terceiro ano, eles têm acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com o atendimento de 15 mil estudantes.

O conteúdo do ensino técnico também deve acompanhar as mudanças tecnológicas e necessidades do setor produtivo. O currículo é composto por disciplinas da base nacional comum, da formação profissional, além de uma parte diversificada, que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo, Língua Estrangeira Aplicada.
A carga horária total trabalhada ao longo dos três anos do ensino médio integrado à educação profissional é de 5.400h.

 

Recomendado para você