Novo Ensino Médio

Política Nacional de Formação de Professores

Divulgação: Seduc

As ações da Política Nacional de Formação de professores contemplam pontos essenciais para uma injeção de ânimo e melhorias efetivas. O Programa investe na qualificação dos profissionais de ensino e refletindo no interesse dos alunos. O papel do professor é decisivo para transformar a realidade da educação no país. A valorização vai facilitar a amplitude do conhecimento prático do professor e melhorar seu conteúdo do ponto de vista de aprendizagem.

Inédita, a política abrange desde a criação de uma Base Nacional Docente até a ampliação da qualidade. Amplia também o acesso à formação inicial e continuada de professores da educação básica. O Indicador de Adequação da Formação Docente (INEP) aponta a qualificação de cada docente em cinco categorias:

  • a licenciatura na mesma disciplina que leciona, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído;
  • o bacharelado na disciplina correspondente, mas sem licenciatura ou complementação pedagógica;
  • a licenciatura em área diferente daquela que leciona, ou bacharelado nas disciplinas da base curricular comum e complementação pedagógica concluída em área diferente daquela que leciona;
  • outra formação superior não considerada nas categorias anteriores e, por último, não possui curso superior completo.

Incentivos

Entre as ações propostas, a residência pedagógica é uma modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Tem o objetivo de melhorar a qualidade da formação inicial e avaliação dos futuros professores, por meio de acompanhamento periódico.

O ingresso começa pelo estágio supervisionado, que deve ser feito ao longo da graduação, a partir do terceiro ano. Outras medidas viabilizam bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Já os professores formados podem ingressar em outra graduação pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Elevar a qualidade da formação docente é uma das questões mais urgentes da educação brasileira. Uma formação de qualidade ao professor permitirá que ele ingresse na sala de aula com segurança do que vai ensinar.

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