ORA, POIS!

Campanha publicitária personifica o português e incentiva o bom uso da língua

Uma série de vídeos bem-humorados foi veiculada em rádios, TVs, jornais e outdoors da capital cearense, mostrando o indivíduo português em situações extremamente difíceis. Foto: Divulgação

No último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com resultados divulgados este ano, mais de 53 mil estudantes obtiveram nota zero na prova de redação. Dos 5,8 milhões de participantes em todo o País, apenas 104 alunos conseguiram tirar a nota máxima. Isso é um reflexo da situação precária pela qual se encontra a língua portuguesa no Brasil. Destratada e a perder espaço para estrangeirismos.

Pensando na valorização do idioma pelos estudantes e, claro, também com o intuito de aumentar o número de matrículas, o colégio Master, de Fortaleza, por meio da agência de propaganda Delantero, idealizou uma campanha publicitária que personifica a língua portuguesa. Intitulada “Trate bem o português”, a campanha mostra alguns sofrimentos pelos quais a língua diariamente passa. Correio eletrônico, WhatsApp, TV, qualquer plataforma pode ser usada para “torturar” o idioma.

De acordo com André Miyasaki, sócio da Agência Delantero, o objetivo principal era “comunicar de maneira clara e divertida o resultado que o Colégio Master alcançou. […] O personagem é engraçado e dá dicas de português, isso faz com que as pessoas compartilhem os comerciais”, afirma.

Na campanha, uma série de vídeos bem-humorados foi veiculada em rádios, TVs, jornais e outdoors da capital cearense, mostrando o indivíduo português em situações extremamente difíceis, como na cama de um hospital, após alguém ter “postado um textão” cheio de erros ortográficos; amarrado sobre o trilho de um trem por causa de um tal “Rogério” que escreveu uma carta com erros graves para “Maria”; ou amordaçado junto a uma bomba-relógio.

Ao final, o pedido: trate bem o português. Além disso, o colégio expõe que, por quatro anos consecutivos, seus alunos obtiveram nota mil no Enem.

Da ideia à veiculação da campanha foram, aproximadamente, três semanas de produção. “Apresentamos a ideia, aprovaram [Colégio Master], produzimos em um dia e uma semana de edição e veiculação”, disse André.

Confira um dos vídeos da campanha:

Internet
Além das mídias tradicionais, o colégio também optou por divulgar a campanha na internet, pelas redes sociais. No perfil do Master no Facebook, os vídeos repercutiram positivamente. Dentre os comentários estavam: “Ameiiiii essa campanha”, “kkkkk bom de mais!” e “muito criativa show”.

Foto: Reprodução Facebook Colégio Master

Ajuda para não errar
Para ajudar a tratar bem o português, há na capital cearense um serviço público especializado em sanar dúvidas ligadas à língua portuguesa. É o Plantão Gramatical que, desde 1980, tira dúvidas da sociedade, realizando mais de 600 mil atendimentos até hoje.

Português em números
Falado por mais de 250 milhões de falantes; quatro continentes (Europa, América, África e Ásia); nove países; uma região especial administrativa; 10 742 000 km² de terras; 7,2% da área terrestre do planeta (148 939 063 km²); e um único idioma. Assim é a língua portuguesa em números.

Os países de língua oficial portuguesa são: Angola (África), Brasil (América do Sul), Cabo Verde (África), Guiné-Bissau (África), Guiné Equatorial (África), Moçambique (África), Portugal (Europa), São Tomé e Príncipe (África) e Timor-Leste (Ásia).

Além desses, o português também é falado em Macau (Região Especial Administrativa da China), em Goa, Damão e Diu (Índia), Malaca (Malásia) e no norte do Uruguai, onde é ensinado de maneira obrigatória nas escolas.

Serviço
Plantão Gramatical: (85) 3225 1979
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8 às 17h

Recomendado para você