ORA, POIS!

Linguistas dão dicas de como se destacar com inglês no mercado de trabalho

De acordo com um estudo realizado pela empresa global de recrutamento Robert Half com gestores de todo mundo, 80% dos entrevistados afirmaram que a fluência em inglês é fundamental para os negócios. O Brasil, segundo o estudo, segue a tendência mundial: 75% das empresas brasileiras consideram o uso do inglês muito útil no dia a dia e 37% delas indicaram que o uso do inglês cresceu de forma significativa nos últimos anos.

Os dados afirmam o que já se percebe em muitas seleções por todo o país: a importância de se dominar um segundo idioma. Atualmente, ter habilidades linguísticas noutra língua não é mais um diferencial e sim um pré-requisito.

Por conta disso, linguistas do aplicativo de idiomas Babbel selecionaram dicas que podem ajudar a se destacar entre os concorrentes e aprimorar o “inglês de negócios” em cada etapa da jornada profissional. Confira:

Currículo: teste seu nível de inglês
O primeiro passo para se destacar é ter a certeza de que seu currículo está escrito corretamente e que todas as informações sejam verdadeiras. Seja honesto na hora de avaliar o nível de inglês.

Entrevista: leia em voz alta seu currículo em inglês
Leia o currículo em voz alta e esteja preparado para falar sobre suas experiências em inglês. O profissional deve estar preparado para abordar temas sobre a empresa e seu campo de atuação. Esteja também pronto para responder perguntas sobre sua maneira de trabalhar, seus processos e fluxos de trabalho. O conhecimento específico de Business English é importante, é claro, mas prepare-se também para conversar um pouco no começo. Ser capaz de interagir de forma confiante sobre amenidades será visto de forma muito positiva.

Domine expressões idiomáticas e jargões
Expressões idiomáticas são frases cujos significados ultrapassam o literal. Ao trabalhar para uma empresa internacional, provavelmente terá contacto com muitos jargões corporativos diariamente. Por isso, é importante dominar um vocabulário de expressões usadas no Business English. Por exemplo:

– To boil the ocean, se traduzido ao pé da letra, significa “ferver o oceano”. Além de impossível, isso na prática não diz nada, mas contextualizado, a expressão significa “fazer o impossível”.

– Brainstorm. A tradução literal seria “tempestade de cérebro”. Contudo, o termo significa uma reunião criativa para pensar e colocar na mesa ideias para futuras campanhas, projetos ou eventos.

– EOB (end of business). Esse acrônimo é utilizado para se referir ao tempo de um dia útil até o fim de expediente. Geralmente, é utilizado para deadlines (data limite para entrega de algum trabalho).

Soe inteligente, utilizando palavras que demonstrem sua fluência
É possível soar mais “inteligente” utilizando palavras específicas em sua entrevista. Por exemplo:

Você pode substituir o comum advérbio so que significa “portanto”, pelo advérbio thus. I wasn’t in the office yesterday, thus the late answer. (Eu não estava no escritório ontem, portanto, a resposta tardia.)

– Superb (advérbio): “Soberbo” vem da palavra latina “superbus”, que significa magnífico.

– Elucidate (verbo): Explicar ou esclarecer algo.

Recomendado para você