A Anote [Agência de Notícias Esperança] anuncia a 5ª edição de seu prêmio de jornalismo impresso. O evento deveria ser bienal, mas a última edição ocorreu no ano de 2005.

Segundo divulgação da Anote, o  tema da Campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e Segurança Pública -, foi o estímulo para que a agência voltasse a oferecer a premiação. “O objetivo do Prêmio é estimular a publicação de reportagens que enfoquem o debate sobre a segurança pública associada à justiça social, destacando experiências que contribuam para a promoção da cultura de paz”.

Mais

1. Lançamento: quinta-feira [21/5/2009], às 9h, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja [rua Rodrigues Júnior, 300 – Centro]. Haverá debate sobre o tema.

2. Poderão participar reportagens publicadas em jornais impressos a partir do dia 25 de fevereiro de 2009.

2. Inscrições até  1° de outubro.

3. O resultado será divulgado no dia 29 de outubro deste ano.

4. Prêmios – 1º lugar: R$ 5.000; 2º e 3º lugares: menção honrosa e uma obra de arte simbolizando o concurso.

5. Mais informações – Anote: Francisco Vladimir e Ana Lourdes: 3388 8707 – Milene Madeiro 8855 1099.

Comentário: Sem desmerecer a promoção da Anote, cabe um debate quando se trata de prêmios dirigidos, quaisquer que forem eles. Uma organização da igreja católica daria o prêmio para uma reportagem que destacasse o trabalho de evangélicos, por exemplo [a pergunta vale em direção inversa].

Uma grande empresa produtora de agrotóxicos e de transgênicos, que instituísse um prêmio de jornalismo, daria o prêmio para um reportagem que mostrassem os possíveis malefícios desses produtos?

O questionamento vale à esquerda e à direita.

Tagged in:

,