Plínio Bortolotti

Newsweek muda para alcançar “leitores informados”

090516_coversall-coverhomepage1A revista americana Newsweek lançou nova versão, tendo na primeira edição entrevista exclusiva com o presidente Barack Obama. As mudanças tem o objetivo de estancar a queda nas vendas.

Segundo o redator-chefe, Jon Meachem, a publicação focará mais em reportagens e debates e menos nas notícias factuais.

A Newsweek busca se aproximar da revista britânica The Economist – uma referência mundial em termos de jornalismo – e se distanciar da Time, sua maior concorrente nos Estados Unidos, segundo agência de notícias AFP.  A Time nasceu como uma revista para resumir os fatos da semana, tendo como paralelo no Brasil a revista Veja.

Kathleen Deveny, uma das responsáveis pela revista, diz que quer alcançar  “leitores informados, em busca de uma publicação capaz de ajudá-los a colocar o fluxo da informação em perspectiva”.

Uma das saídas que os especialistas apontam para crise dos jornais e revistas impressos é o maior aprofundamento e contextualiação dos fatos, ao qual os leitores tem conhecimento em “tempo real” pela internet.

Parece ser esse o caminho buscado pela Newsweek.

[Com informações do Portal Imprensa]