Respondendo a perguntas do jornal Folha de S. Paulo a Petrobras esclareceu alguns questionamentos levantados na postagem imediatamente anterior deste blog. O jornal paulisa perguntou se houvera “recuo” da Petrobras pelo fato de deixar de divulgar antecipadamente as respostas, passando a fazê-lo somente na primeira hora da madrugada em que a matéria for publicada.

Veja a resposta da Petrobras:

«O que está sendo feito é um ajuste que compatibiliza as reivindicações e argumentações dos jornalistas com os propósitos do blog. A Petrobras não entende isso como um recuo. O blog Fatos e Dados foi criado para prestar esclarecimentos quanto a questionamentos relacionados à CPI e quanto a perguntas encaminhadas por jornalistas e respostas enviadas pela Companhia. E a Petrobras mantém esse propósito de transmitir de forma transparente as informações. As perguntas dos jornalistas e as respostas continuarão a ser publicadas no blog. A diferença será o momento da publicação, que passará a ser por volta da zero hora, no caso de jornais e revistas, do dia da publicação da matéria, data que será informada pelo jornalista à assessoria de imprensa. No caso de programas de TV ou rádio, as perguntas e respostas serão postadas no blog no horário do programa indicado pelo jornalista. As perguntas e respostas aos veículos online serão publicadas no momento de publicação informado pelo repórter à Petrobras.»

A Folha de S. Paulo também pergunta se, em caso de adiamento da publicação da matéria, o blog da Petrobras vai suspender a divulgação da resposta.

A Petroleira responde que sim. Explica que, em casos assim, o jornalista deverá entrar  em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras informando a nova data para que a divulgação da resposta no blog seja suspensa. E complementa: “A intenção da Petrobras não é interferir ou prejudicar o trabalho da imprensa em nenhuma hipótese”.

Veja no blog da Petrobras, Fatos e Dados, a resposta na íntegra.

[Agradeço o leitor Leonardo, cujo comentário publiquei no post anterior, por ter-me alertado sobre essa postagem do blog da Petrobras.]

Tagged in:

,