Posso do novo titular da AMC: flagrante de desrepeito às leis de trânsito. Foto da coluna "Política"

Posse do novo titular da AMC: flagrante de desrepeito às leis de trânsito

Ao tomar posse, na sexta-feira da semana passada,  Fernando Bezerra, novo titular da AMC [Autarquia Municicipal de Trânsito e Cidadania] disse que ia implantar um projeto de “multa zero”.

Um negócio que parece impossível, mesmo que os milhares de motoristas de Fortaleza fossem todos anjos.

A meu ver, o que o novo comandante do trânsito de Fortaleza deveria fazer seria disciplinar o trânsito caótico das ruas, que toma conta, inclusive, das calçadas. Poderia pedir ajuda de outro novo secretário, Deodato Ramalho, da Semam [Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano].

E, sinto dizer, controlar a selvageria que tomou conta do espaço urbano de Fortaleza não se fará sem multas. Educação é bom, mas um sujeito que chegou as 20, 30, 40 anos de idades sem a mínima noção de urbanidade e de espaço público, só vai aprender se algo se houver  algum tipo de punição,  isto é –  multa.

Neste blog, sob a rubrica “Fortaleza, terra de ninguém” tenho postado exemplos do verdadeiro vale-tudo que toma conta das ruas e calçadas da cidade.

No post abaixo, mais um exemplo: a TIM privatizou a calçada de sua loja, na rua Coronel Alves Teixeira, esquina com a Barão de Studart.

 Anoto este exemplo, mas há centenas de outros na cidade; de vez em quando vou pôr um aqui, como também mostrar como motoristas estacionam onde se lhes dá na telha.

Sem falar nos estacionamentos “legais” sobre as calçadas, que deveriam ser proibidos em qualquer hipótese.

Calçada deveria ser exclusividade dos pedestres.

É disso que os novos titulares da AMC e da Semam precisam cuidar e não fazer promessas demagógicas que ele nunca vai poder cumprir e – se o fizer – o fará contra a lei, pois esta manda multar infratores de trânsito.

A propósito, na edição de sábado passado no O POVO, a coluna Política, assinada pelo jornalista Fábio Campos, mostrou que, na posse de Fernando Bezerra na AMC, seus convidados promoveram um verdadeiro festival de desrespeito às leis de trânsito e aos pedestres. [Foto acima, reproduzida da coluna “Política”.] Estacionaram em cima de calçadas e em fila dupla.

Foram os primeiros beneficiados do “multa zero”.

[Também comento o assunto em artigo publicado na edição de hoje do O POVO.]