Na quinta-feira começa o congresso da Abraji [Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo], que será realizado em São Paulo, na Universidae Anhembi-Morumbi. A programação de palestras, oficinas e “casos” de reportagens interessantes é intenso nos três dias de evento.

Participarei do evento e, na medida do possível, vou fazer postagens neste blog e no Twitter: #Abraji.

Tradicionalmente a Abraji homegeia um ou dois jornalistas de destaque na abertura do congresso. Este ano, os homenageados são Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal, de Belém, e Paulo Totti, jornalista do Valor Econômico – e que se iniciou na profissão aos 14 anos de idade.

O eixo central do congresso é a cobertura do crime organizado. Falarão o repórter do The New York Times,  Kirk Semple, abordando aspectos do crime organizado no Oriente Médio e na América Latina – e a jornalista americana Ana Arana, que atua na imprensa mexicana.

Haverá também mesa com o título “Justiça e o combate ao crime organizado”, na qual serão palestrantes o repórter Rubens Valente [Folha de S. Paulo] e o juiz da Justiça Federal de São Paulo, Fausto De Sanctis, que ficou conhecido ao mandar prender, por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas. Está será uma das sessões que eu vou moderar.

Mas o congresso também tratará de temas como jornalismo literário, jornalismo digital, entre outros.

Veja a programação completa aqui.

Tagged in:

,