Está na internet um abaixo-assinado de solidariedade ao jornalismo Lúcio Flávio Pinto, de Belém, Pará.

Editor do Jornal Pessoal, Lúcio Flávio foi condenado pelo juiz Raimundo das Chagas Filho, da 4ª Vara Cível da capital, a pagar uma indenização de R$ 30 mil aos irmãos Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana, proprietários de uma das empresas de comunicação mais influentes da Região Norte, que edita o jornal O Liberal, e cuja emisssora de TV é afiliada à Rede Globo.

 Segundo informa o blog do abaixo-assinado, a sentença, expedida no último dia 6 de junho de 2009, refere-se a uma das quatro ações indenizatórias movidas pelos irmãos contra o jornalista.

Em 2005, Lúcio Flávio publicou  artigo em um livro organizado pelo jornalista italiano Maurizio Chierici, depois reproduzido no Jornal Pessoal. No texto, o jornalismo abordava as atividades de contrabando do fundador das ORM, Romulo Maiorana, nos anos de 1950, o qu e teria motivado a ação.

Além da indenização por supostos danos morais, o juiz ainda obriga o jornalista a não mais referir-se aos irmãos em seus próximos artigos.

 Para conhecer melhor o jornalista Lúcio Flávio Pinto, visite o site do Jornal Pessoal. Ele trabalhou nos principais meios de comunicação do país e, há mais de 20 anos edita, sozinho, o seu jornal alternativo. Veja outros posts sobre ele: uma carta que escreveu por ocasião da homenagem que recebeu no congresso da Abraji [Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo], aqui. E sua opinião sobre o diploma específico para o exercício da profissão de jornalista, aqui.

Para assinar o abaixo-assinado, clique aqui. É preciso deixar o comentário, nome e RG.