O Canal Futura estreia Neste sábado [18/7/2009], às 19h, uma série de cinco programas sobre Segurança Pública.

Os programas são resultado de  parceria entre o Canal Futura, Fundação Ford e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os consultores da série são Sílvia Ramos e José Marcelo Zacchi, com uma equipe do Fórum. Sílvia Ramos é coordenadora do Cesec [Centro de Estudos de Segurança e Cidadania] da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

É a primeira experiência brasileira a discutir segurança em televisão por meio de programas temáticos.  Segundo Sílvia, “a idéia foi criar programas instigantes e críticos”. Para isso, diz ela, foi necessário ouvir o ponto de vista dos jovens, dos policiais, dos moradores de favelas, dos especialistas, dos gestores públicos e dos ativistas de direitos humanos.

Sílvia afirma que os programas “são dinâmicos”, pois fugiram da fórmula “debates de especialistas em torno de uma mesa”. Ela diz que  a série procura mostrar para o grande público aspectos desconhecidos do trabalho policial.  Ao mesmo tempo, “os programas convidam o expectador a entender o que ele tem a ver com isso”.

Os cinco episódios foram dirigidos por Lao de Andrade e produzidos pela Pindorama Filmes [veja fotos e trailer]. Um dos filmes foi gravado no Ceará, os outros em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Peranambuco.

Episódios

? Abordagem Policial – 18/7/2009
? Quem é o policial brasileiro? – 25/7
? Polícia em Ação – 01/8
? Juventude e Polícia – 08/8
? Segurança pública: o que eu tenho a ver com isso? – 15/8

 Canal Futura

» Exibições:  sábado – 19h
» Reprises: terça-feira às 21hs e quinta-feira às 16h30min