Um dos modos que a rede de supermercados Pão de Açúcar lança mão para de “fidelizar” [eita troço feio!] clientes é o Cartão Mais.

Funcionava assim: a cada dois mil pontos [R$ 2.000 em compras] ganhava-se um bônus no valor de R$ 50,00 – que podia ser abatido na compra seguinte. O benefício, portanto, equivalia a 2,5%  de desconto no preço das mercadorias.

Recentemente, a rede mudou a forma de operar o cartão, reduzindo suas vantagens. Estabelecendo três faixas de decontos, assim:

» 3.000 pontos – R$ 20,00 [desconto de 0,66%]
» 6.000 pontos – R$ 50,00 [desconto de 0,83%]
» 9.000 pontos – R$ 100,00 [desconto de 1,11%]

Ou seja, na melhor das hipótes, o benefício foi cortado em mais da metada e, na pior, foi reduzido a zero, já que 2.000 pontos não dá mais direito a nada.

Para quem entende de leis: isso não equivaleria a uma quebra de contrato com relação aos clientes que já têm cartão de benefícios?

Obs. Fiz uma correção às 13h54min de 20/7/2009. Até então anotara que a rede de supermercado dava abono de R$ 50,00 a cada mil pontos.