A jornalista Ana Estela de Sousa Pinto acaba de lançar o livro Jornalismo Diário. Editora de Treinamento da Folha de S. Paulo desde 1997, ela resume no livro a experiência de 12 anos orientando cursos para os trainees do jornal.

No livro ela explica como é a estrutura de um jornal, quais são os perfis indicados para as diferentes funções na Redação, o que é pauta e como escrever um texto limpo, informativo, claro e compreensível –  entre outros temas com os quais o jornalista vai se defrontar em sua lida diária.

Profissionais experientes dão depoimentos de como superam dificuldades concretas e expõem o seu método de produzir uma reportagem. O livro é um manual para quem pretende iniciar-se na profissão.

Há também depoimento de jornalistas lembrando o início de suas carreiras: Elio Gaspari, Janio de Freitas, Clóvis Rossi, Carlos Eduardo Lins da Silva, Celso Pinto, Sérgio Dávila e Fernando Rodrigues.

Ana Estela é responsável pela orientação da metade dos cerca de 400 profissionais que já passaram pelo programa de treinamento da Folha de S. Paulo, com 47 turmas dedes 1988. Ela  foi aluna da primeira turma do programa. [Com informações da Folha Online]

Eu vou dizer para vocês: ainda não li o livro, mas posso afiançar o acima escrito, pois acompanho o trabalho de Ana Estela pelo blog Novo em Folha.