"Diário Econômico", jornal português do grupo que editará o "Brasil Econômico"

"Diário Econômico", jornal português do grupo que editará o "Brasil Econômico"

Apesar da propalada crise que atinge os impressos, na próxima quinta-feira [8/10/2009] começa a circular um novo jornal no país. Trata-se do Brasil Econômico: como revela o próprio nome o diário vai abordar temas relativos à economia e finanças.

O responsável pelo lançamento é a família luso-brasileira Mascarenhas Vasconcelos. O negócio só foi possível, de acordo com a legislação brasileira, pois a família tem dupla nacionalidade, e terá 70% da propriedade. Os outros 30% ficarão com a empresa Ongoing.

O novo jornal terá formato berliner [um pouco maior do que o trablóide] e será impresso em papel de cor salmão, o que, teoricamente, facilita a leitura. A tiragem inicial será de 50 mil exemplares. O formato berliner é uma tendência a que aderem os principais jornais da Europa.

O mesmo grupo edita em Lisboa o “Diário Econômico”, “Semanário Econômico” e é dono de 23% do canal televisivo SIC. Segundo informações da agência Efe, o grupo recentemente anunciou a aquisição de até 35% da Prisa, empresa proprietária do canal TVI, concorrente da SIC.

Ongoing também está presente em Angola com o jornal “Expansão”, criado em sociedade com o grupo angolano Score Mídia.

O presidente Lula é esperado na cerimônia de lançamento do jornal “Brasil Econômico”.