Os sites são o segundo veículo com mais credibilidade. Eles também são a segunda principal fonte de informação do Brasil. As informações são da pesquisa de mídia encomendada pelo Grupo Máquina ao Instituto Vox Populi.
O crescimento da preferência da internet entre os entrevistados mostrou a importância da mídia, que atualmente passa por uma discussão sobre a cobrança do conteúdo online da publicações. O assunto é discutido na Carta de Hamburgo, que trata dos direitos autorais na internet.
Jornais e revistas perderam mercado e o rádio obteve a melhor média entre os conceitos de avaliação de credibilidade, em uma escala de 1 a 10, com 8,21. Em seguinda está a internet com 8,20, TV com 8,12, jornal com 7,99, revista com 7,79 e redes sociais com 7,74.
A principal fonte de informação do país ainda é a TV que possui 55,9% de preferência. A internet está em segundo lugar com 20,4%. Depois aparecem: jornal impresso (10,5%), rádio (7,8%), redes sociais (2,7%), versão online de jornais impressos (1,8%), revista impressa (0,8%) e versão online de revistas (0,1%). [Veja o texto completo na adNews.]
O Rádio é o mais poderoso veiculo de comunicação do mundo, não é à toa que já faz quase 80 anos que ele chegou ao Brasil, e continua firme e forte, usando praticamente a mesma tecnologia das primeiras transmissões, o rádio consegui absorver todas as outras mídias, ele é versátil, ágio, companheiro, confiável, local. O rádio está presente em quase todos os lares brasileiros, dos veículos eletrônicos, é o mais barato e por tanto mais acessível, pois com apenas R$ 10,00, você consegui comprar um aparelho de rádio.
Não existe nada mais forte do que o rádio, e sinceramente, não acredito que um dia irá existir.
Bom, se essa notícia de que o Radio é o veículo mais poderoso de comunicação do mundo foi em novembro de 2009, com certeza essa matéria hoje, em janeiro de 2010 já está ultrapassada. Porque já algum tempo a internet lidera os meios de comunicação. Enquanto uma rádio esta lutaando por 15 mil ouvintes num programa de 4 horas, um canal de comunicação da internet, conquista a casa de 80.000mil acessos com uma notícia escrita por jornalista de crédito. Creio que essa nootícia está defasada. Entendo que o rádio é o meio mais antigo de comunicação, e que foi onde nosso avós ouviam as novelas. Mas então dizer que é atualmente o primeiro e o de mais crédito atualmente não, ele está na frente dos oportunistas que acham que sabem escrever, mas para profissionais não. Desculpem mas esta matéria é um equivico.