De princípio não sou contra o reajuste do IPTU [Imposto Predial Territorial Urbano], pois, comparado ao IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores], por exemplo, não é um imposto caro. O IPVA de um carro médio é mais alto do que um bom apartamento, bem localizado

Portanto, sou a favor de dar isenção para quem tem imóveis de baixo valor e cobrar mais daqueles que são mais caros. Como é a tabela do Imposto de Renda, por exemplo.

Agora, a proposta da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins [PT] de cobrar mais de quem tem “mais posses” ou de quem tem mais imóveis – e chamar isso de “princípio socialista”, denota um certo alheamento da realidade. [Veja matéria no O POVO]

Porque:

1. Cobrar mais de quem tem mais posses: qual seria o critério? A Prefeitura vai cruzar dados do Imposto de Renda? A Receita Federal permite isso?

2. Cobrar mais de quem tem mais imóveis: obviamente, quem tem muitos imóveis, não os usa todos. Aluga-os. E não existe um único proprietário que arque com as despesas do IPTU; contratualmente, transferem a responsabilidade para os inquilinos.  Assim, a proposta “socialista” da prefeita não vai triscar nos proprietários e vai arrochar os inquilinos.