A 10ª Vara Cível de São Paulo condenou a empresa Folha da Manhã S/A – responsável pelo jornal Folha de S.Paulo – e o jornalista Frederico Vasconcelos a pagar indenização no valor de R$ 1,2 milhão ao juiz federal Ali Mazloum, a título de danos morais.

A decisão é atribuída à reportagem publicada em 4 de novembro de 2003, época que eclodiu a “Operação Anaconda”, que investigava a venda de sentenças judiciais.

Na ação, Mazloum alegou que teve a imagem maculada após série de reportagens publicadas pelo periódico. O juiz federal classificou ainda como “fruto de criação mental” do jornalista Frederico Vasconcelos a publicação “Mudança de sede causou polêmica”.

Em sua defesa, a Folha argumentou que a citação do nome do juiz foi baseada em investigação da promotoria e ressaltou que “a reportagem não faz acusações, pré-julgamentos ou juízos de valor, evidenciando apenas que havia à época dos fatos especulações quanto ao interesse do autor (da ação, Ali Mazloum)”. [Veja a íntegra no Portal Imprensa, de onde foram reproduzidas as informações.]