Bompreço só está fazendo o que todo mundo faz na Fortaleza, terra de ninguém: apropriando-se do espaço público

Bompreço só está fazendo o que todo mundo faz: apropriando-se do espaço público

O supermercado Bompreço mal inaugurou a sua loja na avenida Santos Dumont com a rua Joaquim Nabuco e – como se diz – já “tomou de conta” da calçada que fica em frente a sua loja. O Bompreço é da Walmart, uma das maiores redes supermercadistas do mundo.

Os estacionamentos usando calçadas deveriam ser proibidos, pois com os carros saindo de ré, causam um grande transtorno ao trânsito; sem falar no espaço que tomam dos pedestres.

No entanto, o Código de Obras e Posturas do Município de Fortaleza, permite que eles sejam construídos, com a condição que se tornem públicos.

Ou seja, eles não podem ser “exclusivos”, nem podem ser apropriados pelos comerciantes – o que é comum na Fortaleza, terra de ninguém.

Resposta da SER II
[Enviada no dia 29/12/2009]

«Prezado Plínio:

A Secretaria Executiva Regional II (SER II) aguarda que o supermercado denunciado no seu blog, no dia 23 de dezembro de 2009, resolva o problema (pelo qual foi notificado pela fiscalização da SER II no dia 28 de dezembro de 2009), obedecendo à normatização em vigor. Outra possibilidade é que, nesse período, alguém representando a empresa compareça à SER II para corrigir o transtorno, se comprometendo com um prazo para resolvê-lo.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da SER II
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Rua Professor Juraci Oliveira, nº 1, Edson Queiroz»

Publicada com comentário também neste post.