Vez por outro ouço alguém dizer – leigos, é verdade – que a existência dos modernos meios eletrônicos de captura da imagem puseram por terra o trabalho dos fotógrafos, pois hoje seria extremamente fácil congelar uma imagem ou mesmo reproduzi-la de um vídeo, para obter efeitos que, antes, demandava esforço ingente do profissional.

Ou seja, aquele preciso instante que todo fotógrafo busca desesperadamente para dar uma característica única à sua foto estaria à disposição de – digagmos – qualquer um.

Pois bem, vendo-se a foto abaixo do bengalês G.M. B. Akash vencedor da competição Travel Photographer of the Year 2009, pode-se perceber que ainda está reservado aos bons fotógrafos um lugar de honra nas artes e no fotojornalismo.

Prêmio

Akash foi escolhido por unanimidade pelos juízes que tiveram que decidir entre as milhares de imagens de fotógrafos de mais de 70 países, enviadas este ano para a competição.

As fotos vencedoras foram escolhidas por um painel que inclui renomados fotógrafos profissionais e editores de fotografia. As fotografias premiadas e as menções honrosas serão expostas no Adventure Travel Live, em Londres, no fim de janeiro de 2010. Em fevereiro, será lançado um livro com as fotos vencedoras e menções honrosas dos três últimos anos da competição.

O prêmio “Fotógrafo Jovem do Ano” foi dado a uma jovem australiana de 15 anos de idade. [Informações da BBC Brasil]

Neste link você pode ver outras fotos vencedoras do concurso.

Surfistas de trem em Bangladesh. Fotografia de G.M.B. Akashi

Surfistas de trem em Bangladesh. Fotografia de G.M.B. Akashi