Plínio Bortolotti

A vertigem da fotografia

Vez por outro ouço alguém dizer – leigos, é verdade – que a existência dos modernos meios eletrônicos de captura da imagem puseram por terra o trabalho dos fotógrafos, pois hoje seria extremamente fácil congelar uma imagem ou mesmo reproduzi-la de um vídeo, para obter efeitos que, antes, demandava esforço ingente do profissional.

Ou seja, aquele preciso instante que todo fotógrafo busca desesperadamente para dar uma característica única à sua foto estaria à disposição de – digagmos – qualquer um.

Pois bem, vendo-se a foto abaixo do bengalês G.M. B. Akash vencedor da competição Travel Photographer of the Year 2009, pode-se perceber que ainda está reservado aos bons fotógrafos um lugar de honra nas artes e no fotojornalismo.

Prêmio

Akash foi escolhido por unanimidade pelos juízes que tiveram que decidir entre as milhares de imagens de fotógrafos de mais de 70 países, enviadas este ano para a competição.

As fotos vencedoras foram escolhidas por um painel que inclui renomados fotógrafos profissionais e editores de fotografia. As fotografias premiadas e as menções honrosas serão expostas no Adventure Travel Live, em Londres, no fim de janeiro de 2010. Em fevereiro, será lançado um livro com as fotos vencedoras e menções honrosas dos três últimos anos da competição.

O prêmio “Fotógrafo Jovem do Ano” foi dado a uma jovem australiana de 15 anos de idade. [Informações da BBC Brasil]

Neste link você pode ver outras fotos vencedoras do concurso.

Surfistas de trem em Bangladesh. Fotografia de G.M.B. Akashi

Surfistas de trem em Bangladesh. Fotografia de G.M.B. Akashi

Recomendado para você