Eu não sei qual agência fez a publicidade para a rede de Farmácias São Paulo – se é que foi alguma agência de publicidade a cometer o desatino.
Devido a uma disputa judicial pelo percentual de desconto que as farmácias podem conceder ao cliente, a Drograria São Paulo fez publicar nos jornais, edição deste domingo, um anúncio em que usa o restaurante Colher de Pau para comprará-lo com a suposta “cara de pau” de uma rede cearense.
A, digamos assim “peça” publicitária manda o tirombaço: “Há muito anos Fortaleza é conhecida por sua ótima culinária e seus ótimos restaurtantes, como o ‘Colher de Pau’. Agora, vai passar a ser conhecida pela cara de pau de um de seus empresários…”
1. O restaurante Colher de Pau entrou na peça publicitária como Pilatos entrou no Credo. Creio que o restaurante não deve ter dado autorização para tão esdrúxula comparação; se deu, sobrou estilhaços também para ele. Se não deu, precisa correr atrás do prejuízo, como dizem os locutores esportivos.
2. Está escrito lá, no anúncio: Fortaleza passará a ser conhecida como a terra de um empresário “cara de pau”. Texto subentedido: Fortaleza deixará de ser conhecida como a Terra do Sol, a Terra da Luz, pelas suas belas praias, gente acolhedora, etc., para ser conhecida como a terra de um empresário “cara de pau”. Um pouco demais, né? Independentemente se o empresário citado, mas cujo nome não é revelado, tenha ou não cara de pau ou do tamanho dela.
3. Eu não tenho nenhum problema com “estrangeiros” que vêm morar ou abrir negócios em Fortaleza. Mas estes deveriam se informar antes sobre os hábitos e costumes do lugar onde estão. Ao dizer que Fortaleza poderá ser conhecida com a terra de um empresário “cara de pau” – e não mais por suas qualidades – pode mexer com os brios cearenses e o anúncio ter efeito contrário.
4. Eu não sou publicitário, mas em caso como esse, a Drograria São Paulo poderia ter feito menção direta sobre qual foi a rede ou as farmácais, que tentaram impedir os descontos de remédios na Justiça.
A propósito
A disputa judicial maior se deu entre a Drogaria São Paulo e a rede cearense Pague Menos. A primeira propondo descontos liberados para os remédios; a segunda querendo limitá-los.
Ao sair a sentença favorecendo os argumentos da Drogaria São Paulo, a Pague Menos – segundo o anúncio da Drogaria São Paulo – saiu anunciando que a Justiça havia liberado os descontos, o que provocou desconforto – ou melhor, a ira, pelo que se vê no anúncio – na rede paulista.
Rapaz,
longe de mim defender a pague menos, mas esses descontos exagerados só podem ter um objetivo: Quebrar a concorrencia e conquistar o mercado pra poder ditar o preco depois.
De minha parte, prefiro comprar em farmacias menores. Pode ser um pouco mais caro mas eu sei que to apoiando a pequena empresa, que é sempre quem mais sofre nessas brigas de cachorro grande.
Abracos,
Eu também fiquei surpresa com esse anúncio publicitário , pois fiquei sem saber o que o Restaurante Colher de Pau tinha a ver com a estória e , inclusive, pensei que o empresário “cara de pau ” citado no anúncio , fosse o dono do restaurante,quando ele cita “agora vai ser conhecida pela cara de pau de um de seus empresários”, fiquei imaginando que ,talvez, ele também fosse um dos sócios da Farmácia criticada no anúncio. Tudo isso para tentar entender o que estava escrito no “anúncio maluco”. Houve, portanto, além do uso inadequado do nome do Restaurante Colher de Pau, confusão no sentido da frase, que pode ter várias interpretações diferentes , colocando,assim, o Restaurante numa “saia justa ” , sem ter nada a ver com a confusão das Farmácias em questão.
Pois eu acho que a peça publicitária atingiu seu objetivo de chamar atenção, de instigar o debate, de aguçar a curiosidade, de polemizar, de chocar. Agora, todos podem constatar a “cara-de-pau” das duas redes ao anunciarem descontos de até 60%, mas, todo remédio receitado que você procura, não diminuiu nenhum mísero centavo.
Para continuar na linguagem chula, ambas são “farinha do mesmo saco”.
Infelizmente a rede de farmacia paulista DROGARIA SP contratou uma empresa de publicidade cearense e deu no que que deu…
A ideia do anuncio ate que foi boa porem a execução foi mediocre bem ao estilo dos profissionais daqui… Quiseram economizar com a agencia de publicidade agora vão ter q gastar com advogado porem o advogado da SP é ótimo o mesmo da rede “ultra farma” que tem os menores preços de remedios do Brasil…
Então vai ser facil a defesa ja que nosso advogado aqui bam bam bam é fraquinho pois so ganha por influencias e forças ocultas… rsrsrs
Outro detalhe é q LEIAM COM ATENÇÂO A FAIXA DA “PAGUE MAIS” TEM UMA LINHA NO CANTO ESQUERO DIZENDO AS “CONDIÇÕES PARA O DESCONTO”…. coisa q na Drogaria SP não tem…
a “Pague Mais” da os descontos baseado em uma tabela de preços MAXIMOS ao consumidor!!!
ex: se um remedio pode custar 100 reais na tabela e vc tiver a carterinha da Pague Mais e o desconto for 60% vc paga “só 40 reais”…
Porem ao ir na SP voce ve que o preço normal do remedio la é digamos 80 reais e em cima desses 80 reais eles te dão “o mesmo desconto em %) nesse caso os 60% que no final o remedio vai te custar 32 reais…
entao o mesmo remedio:
“Pague mais” com 60% desconto fica por “40” reais
“Drogaria SP” com 60% desconto fica por “32” reais
O povo em geral é meio burrinho mas vamos dizer desinformado q é mais “elegante”….
BraZil
CARA DE PAU MESMO DA PAGUE MENOS! Como pode uma empresa lutar anos e anos na justiça contra uma coisa, e depois de perder em última instância, COMEMORAR AQUILO?? Simplesmente ridículo mesmo. Quanto ao anúncio da Drogaria SP, realmente o trocadilho foi triste, mas o objetivo foi alcançado: falar a verdade.