Plínio Bortolotti

Dicionário bibliográfico indica 2 mil livros na área de comunicação

almanaque da comunicaçãoO portal Almanaque da Comunicação pôs na rede o Dicionário Brasileiro Bibliográfico da Comunicação, com cerca de 2.000 referências bibliograficas, catalogadas em 28 áreas temáticas.

O “Dicionário Bibliográfico Brasileiro de Comunicação” é um projeto Nelson Váron Cadena [responsável pelo portal] que tem o objetivo de auxiliar trabalhos de pesquisa de professores, estudantes e jornalistas, especificando as obras existentes em cada área da comunicação.

São relacionados 28 temas em sete áreas da comunicação: imprensa, rádio, televisão, propaganda, comunicação, cinema e relações públicas. Um catálogo que inclui livros publicados no século XIX e nos primórdios do século XX, livros raros, esgotados, não disponíveis no mercado editorial, mas que podem ser encontrados em sebos e bibliotecas públicas das grandes cidades.

Os livros estão organizados em ordem alfabética, a partir do sobrenome do autor.

Verifiquei: de fato é um trabalho de fôlego, que dará uma boa contribuição a pesquisadores e estudantes. Sem querer reclamar de um trabalho, que é dado de graça, mas seria interessante ter a opção de consulta por título da obra e pela data de publicação. Outra sugestão que deixo ao organizador: indicar uma espécie de “biblioteca básica” com os, digamos assim, “clássicos”,  em cada uma das áreas.

Veja aqui a metodologia da organização e

aqui o Dicionário.

Recomendado para você