TaserNa postagem Guarda Municipal de Fortaleza e a pistola Taser: o que virá em seguida? dois comentários, os quais recomendo a leitura: um, de Antonio José da Silva, defendendo a arma [sem entrar no mérito de seu uso pela Guarda, o que é o real objeto do post] outro, de Lima, colaborador frequente deste blog, manifestando-se contra o uso do armamento pelos guardas municipais – e indicando matéria da CBSNews, de 15 de dezembro de 2007, em que a Polícia do Canadá anuncia que vai restringir o uso da arma Taser, devido as mortes provocadas por seus disparos.

Abaixo, resumo da mantéria da CBS, que pode ser lida aqui [em inglês].

A Polícia do Canadá resolveu restringir o uso de armas paralisantes Taser, após relatório indicar que os policias a estavam usando com muita frequência, muias vezes sem necessidade. A decisão foi anunciada depois de um período em que os disparos da arma haviam matado três pessoas.

A polícia resolveu limitar o uso da pistola para ocasiões em que o suspeito fosse agressivo e apelassse para a “restistência ativa”. Na política anterior, o disparo era permitido quando o suspeito apresentasse um comportamento “ameaçador”.