Dragão do MarO Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriu inscrições para o concurso Chico da Matilde: o Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril, nas modalidades Teatro, Redação e Fotografia.

Chico da Matilde

O objetivo é estimular a pesquisa em torno de Francisco José do Nascimento, que obteve apelido de Dragão do Mar pela sua corajosa luta no movimento abolicionista, que operava sob a consigna “No porto do Ceará não se embarcam mais escravos”.

Jangadeiro, negro,  nascido em Canoa Quebrada (1839) Chico da Matilde foi fundamental para que o lema dos abolicionistas se tornasse realidade, liderando seu colegas jangadeiro, em 1881,  para impedir o embaque de escravos no porto do Ceará, que eram vendidos no sul do país. Em 1884, o Ceará torna-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão.

Homem simples, no meio da elite culta de abolicionistas, Chico da Matilde, vai até a Corte, no Rio de Janeiro, onde é ovacionado devido à sua luta. De lá, escreve para a sua mulher:  “Seu velho está tonto com tanta festa e cumprimentos de tanta gente importante”. [Wikipedia]

Comentário

Bom que se faça o concurso, ainda que um pouco atrasado. Sempre estranhei, desde a construção de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a falta de refência àquele que é o objeto da homenagem. O nome Dragão do Mar, auxiliado pela logotipo do Centro, remetia à figura mitológica do dragão – e não a Chico da Matilde.

Para agavar a situação, não havia nenhuma referência ao jangadeiro abolicionista. Depois de muito tempo, fez-se uma má pintura em uma das paredes do Centro, acrescido de um texto praticamente ilegível pela forma como foi exposto.

Mais tarde, para aumentar a confusão, pôs-se em lugar destacado uma estátua de Patativa do Assaré [merecedor de todas as homenagens, mas poderia ser de outro modo].

Só recentemente é que foi instalada uma estátua de Chico da Matilde, mas em lugar de menos circulação em relação à de Patativa.

Agora, vamos ver se o concurso ajuda a tornar Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, o valente Dragão do Mar, mais conhecido dos cearenses e de quem visita o Centro que lhe tomou emprestado o nome que se tornou histórico.

Concurso

Modalidades: Teatro, Redação e Fotografia.
Inscrições: até 30 de abril.
Clique aqui para para ler o regulamento e para se inscrever.