A partir da esquerda: o deputado federal José Pimentel (PT), Luciana Dummar (presidente do Grupo de Comunicação O POVO) e Luizianne Lins (PT), prefeita de Fortaleza. Foto de Evilázio Bezerra

A partir da esquerda: deputado federal José Pimentel (PT), jornalista Luciana Dummar (presidente do Grupo de Comunicação O POVO), Dilma Roussef e Luizianne Lins (PT), prefeita de Fortaleza. Foto: Evilázio Bezerra

“Lula passou o olhar o Brasil com um olhar nordestino, o olhar que os nordestinos merecem”.

A frase de Dilma Roussef, no almoço organizado pelo Grupo de Comunicação O POVO, demonstra a disposição dela  em encarar o debate que se desenha na campanha presidencial.

O PSDB, como fez no lançamento de seu candidato, José Serra, vai acusar o PT de querer “dividir o Brasil”.

Ela complementou dizendo que o Nordeste vem crescendo mais do que a média nacional, o que considera justo, por razões históricas e conjunturais.

Para ela o que caracteriza o Brasil de hoje é a “transformação da esperança em realidade”, o que teria se tornado possível pelas realizações do governo Lula.  “Quando se dá uma oportunidade para o povo brasileiro, ele o agarra com as duas mãos”.

Estrela

Refutou, com vigor, o argumento do PSDB que o PT tivera apenas “sorte”, pois governava sem enfrentar nenhuma crise  econômica [o que ocorrera no governo de FHC]. Para ela, os fatos desmentiram tal proposição, pois o Brasil pegou uma crise que abalou a economia mundial, saindo ela como “uma das estrelas da economia mundial”.

Quando esse argumento foi derrubado, disse ela, os opositores teriam partido para uma tentativa de  “desqualificação” do governo e do PT.

“O governo [Lula] deixou de ser parte do problema [como era antes] para ser parte da solução”, disse ela ao lembrar que o Brasil não tem mais sua economia indexada ao dólar e tem reservas suficientes para enfrentar adversidades.

Para Dilma, o governo Lula representou a “ruptura” com a estagnação que imperava em outros governos, abrindo uma “nova era de prosperidade”. “Mudamos a vida das pessoas, com um modelo de desenvolvimento que abrange todas as classes”, uma política em que “todos ganham”.

Mulheres

A candidata também destacou o papel das mulheres na economia ao dizer que 15% da população brasileira desenvolve alguma atividade empreendedora e que, desses, 53% são mulheres.

Também falou que é preciso lançar um olhar mais cuidadoso às micros, pequenas e médias empresas, que para ela são o esteio fundamental da economia brasileira. Disse que o Ministério da Indústria está mais voltado para as grandes empresas e que é preciso um organismo que pense políticas para as micros e pequenas empresas, cujos problemas “são diferentes”.

Fez forte menção à recuperação da indústria naval brasileira, que ela vê como um fator importante para a economia e para a geração de empregos.

Dilma fala à imprensa

Dilma fala à imprensa

Abertura

A  cerimônia foi aberta pela presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar. Ela saudou a convidada Dilma Roussef, lembrando a coincidência que o evento estar se realizando no dia do aniversário de Fortaleza [284 anos] e um dia depois de Dilma ter recebido o título de Cidadã de Fortaleza.

Disse ainda que o objetivo do ciclo de debates com os candidatos à Presidência da República é o de reafirmar o compromisso do O POVO com o jornalismo informativo, formador de opinião e “indutor das transformações políticas, econômicas e sociais no Ceará”.  “Fazemos isso com o mesmo ímpeto, há 82 anos.”

Prefeita

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins [PT] falou de sua preocupação sobre os grandes problemas sociais: Fortaleza é uma das cidades mais desiguais do Brasil e está entre as 20 mais desiguais do mundo; 75% da população não tem plano de saúde e um milhão de pessoas depende do transporte público.

E diz que seu trabalho vai no sentido de construir uma cidade “mais justa, mais humana, mais fraterna e mais solidária” e que “o povo está empenhado com a Prefeitura em construir a Fortaleza Bela”.

Com o salão do hotel Gran Marquise com mais de 300 convidados, o evento começou com mais de uma hora de atraso, pouco antes das 14 horas.

Conversa com Cid Gomes

No início da tarde a pré-candidata do PT à presidência da República teve uma conversa reservado com o governador Cid Gomes [PSB]. Também fez uma concorrida entrevista coletiva.

O governado Cid Gomes, como já ocorrera na cerimônia de entrega do título de Cidadão de Fortaleza a Dilma Roussef, não compareceu ao almoço oferecido à candidata do PT.