Altino Afonso e dona Socorro, proprietária de uma das casas mais bem conservadas em Icó

Uma situação dramática e inaceitável, é que estamos vivenciando no Ceará.

Depois do assassinato em Limoeiro do Norte – foram 19 tiros de pistola ponto 40 – do líder comunitário José Maria Filho, que denunciava o uso abusivo de agrotóxicos na chapada do Apodi, leio no jornal Diário do Nordeste que um técnico da prefeitura de Icó, colaborador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vem sofrendo ameaças de morte [aqui].

O assassínio de José Maria também foi precedido de ameaças.

Altino Afonso

O técnico é  Altino Afonso de Medeiros – coordenador do sítio histórico -, que conheci quando fiz uma viagem pelo interior, no mês de janeiro deste ano, tendo me demorado três dias em Icó. [Veja alguns posts que fiz na época.]

A cidade tem toda a sua área histórica tombada pelo Iphan, o que provoca a resistência de proprietários, da Igreja e da própria Prefeitura, que é uma das acionadas na Justiça pelo Iphan, por alterar a calçada original, em frente ao prédio onde funciona a Câmara de Vereadores.

Altino Afonso, de modo voluntário, percorre a cidade com grupos de visitantes, estudantes e a quem lhe pede – como foi o meu caso – para conhecer o casario, os prédios e a rica história e as lendas que a cidade guarda – a sua maior riqueza.

Andar em Icó – com seus 300 anos – dá uma sensação física de viver a história, fora as belas histórias e lendas que Altino Afonso nos oferece generosamente.

Voluntário

Com as ameaças, Altino Afonso disse que vai abandonar a função de coordenador do sítio histórico e o trabalho que faz, voluntariamente, como guia: “Não quero mais fazer esse trabalho; levei cuspida na cara, empurrões e, por último, quase tiraram a minha vida”, disse, ao relatar o modo ameaçador como foi abordado por um mototaxista.

Ele se queixa que, nem a Prefeitura e nem o Iphan reconhecem o trabalho que ele faz. O salário que recebe do município: R$ 460,00.

O superintendente do Iphan, Clodoveu Arruda, que esteve em Icó, disse que um dos arquitetos do Instituto, Eric Mendes, também sofre ameaças de agressão física. Ele disse que vai pedir proteção ao funcionário do Iphan e a Altino Afonso.

Comentário

O governo do Estado tem de agir com presteza para prender os assassinos e mandantes de José Maria e para proteger a vida de Altino Afonso.

Já passou do tempo de as polícias terem uma ação mais dura para acabar com essa mancha que envergonha o Ceará: os chamados crimes de pistolagem.

Isso aqui tem governo ou é terra de ninguém?