O jornal Tribuna do Norte, de Natal (RN) publicou matéria informando  que uma equipe de jornalista da InterTV Cabugi teve o equipamento apreendido em uma ação da Polícia Civil. E moradores do bairro Felipe Camarão foram ameaçados por policiais.

Segundo o jornal, na quarta-feira [28/4/2010], os policiais agiram de forma “truculenta” contra os jornalistas e moradores do bairro Felipe Camarão, na capital norte-riograndense. A Polícia Civil procurava suspeitos da morte do policial civil José Luciano Oliveira.

Segundo o jornal a equipe de jornalismo da televisão “teve a câmera e as chaves do carro apreendidas, sob pontapés e palavrões dos policiais.

O jornal informa que a câmera, que permaneceu ligada enquanto esteve em posse dos policiais, documentou a ação e registrou em áudio a ameaça feita aos moradores do bairro por um dos agentes da Polícia Civil: “Os vagabundo [sic] daqui tudinho, pode ficar sabendo [sic] aqui, um policial que morreu vai valer por 25 da vagabundagem”.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, o advogado José Maria Bezerra, manifestou solidariedade à família do policial assassinado, quando investigava o tráfico de drogas no bairro, mas ressaltou que a polícia não pode estabelecer “empreitadas de vingança privada”. [Veja a matéria completa no jornal Tribuna do Norte]

No Piauí, jornalista é algemado e preso, denuncia Sindicato dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí publicou nota para manifestar o seu repúdio “à covarde agressão” sofrida pelo jornalista Edmundo Moreira da Silva.

O jornalista, no dia 28/4/2010, cobria a sessão na Câmara Municipal de Timon, cidade que fica no Maranhão, vizinha à Teresina, capital do Piauí e, segundo o Sindicato “sofreu censura, humilhação e ainda foi preso e algemado”.

A agressão teria partido de agentes da Guarda Municipal, com o objetivo de proibir o jornalista de fazer o seu trabalho. [Veja a nota completa]

Abaixo o vídeo mostrando a detenção do jornalista do Piauí, na Câmara Municipal de Timom, no Maranhão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9e4IiEMnzD0[/youtube]