No próximo 16 de maio – domingo – será comemorado pelo terceiro ano consecutivo o Dia Internacional de Histórias de Vida. O interesse pelo movimento vem crescendo: em 2009, mais de 200 organizações em 20 países do mundo realizaram ações para celebrar o dia, revelando centenas de organizações e projetos voltados para o trabalho com histórias de vida, que podem ser conferidos no portal ausculti.

Para marcar a data, o Sobrado Dr. José Lourenço convida para viver no casarão um dia especial, com apresentação de esquete, exibição de filme e uma conversa com o professor Elmo Vasconcelos, que falará sobre suas experiências pessoais vividas no período em que o Sobrado abrigava as famosas “casas de tolerância” entre os anos 1940 e 1970. O tema do evento: “De vida em vida é que se costrói a história do mundo”

Programação – 16/5/2010

10h – Esquete “Confusion”, de Gabriel Matos
Na metade do século XIX, em Fortaleza, senhoras conversam em frente a residência de um certo doutor sobre estatísticas misteriosas

11h – Memórias Afetivas
Os antigos frequentadores das famosas pensões alegres que funcionaram no prédio do Sobrado Dr. José Lourenço, entre as décadas de 1940 e 1970, hoje contribuem na revitalização da memória do espaço, trazendo suas narrativas acerca das experiências pessoais vividas naquele período.

12h – Cineclube do Sobrado
Filme “Janela da alma”
Documentário de João Jardim e Walter Carvalho – 2001 – 73 min
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, entre elas o escritor José Saramago e a atriz Marieta Severo, são entrevistadas para compor um panorama sobre a visão.

Endereço: Rua Major Facundo, 154 – Centro – Fortaleza.

História do Sobrado

Construído na segunda metade do século XIX, o sobrado da rua da Palma – atual Major Facundo – é testemunha de épocas distintas da história do Ceará. Primeira edificação de três andares construída no Estado, o Sobrado José Lourenço já teve múltiplos usos. Foi moradia, consultório médico, oficina de marcenaria, repartição pública, bordel. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado. Inaugurado em 31 de julho de 2007, abre as portas ao público com nova destinação: um espaço de convivência das artes visuais do Ceará. Saiba mais aqui e no blog do Sobrado.