A partir da esquerda: Roberto Pinto Martins (secretário de Telecomunicações), Diego Lage (repórter), eu, Joviniano Júnior (Pirambu Digital) e o professor Mauro Oliveira

Roberto Pinto Martins, secretário de Telecomunicações do governo federal, visitou hoje O POVO. Ele estava acompanhado do professor Mauro Oliveira (IFCE – Instituto Federal de Educação) e de Joviniano Júnior (cooperativa Pirambu Digital).

Pouco antes, os três estiveram com o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) para conversar sobre TV digital e a possível integração da rede de banda larga do governo federal com o Cinturão Digital (do governo do Estado), rede de fibras óticas de 2.500 km, que vai chegar a 82% das áreas urbanas do Ceará.

Em relação à TV Digital, o professor Mauro Oliveira apresentou ao governador um projeto, desenvolvido conjuntamente com Odorico Monteiro (presidente do Centec – Instituto Centro de Educação Tecnológico), de aproveitar a interação propiciada pela TV Digital para obter informações sobre saúde diretamente com as famílias.

A proposta é colocar TVs digitais com set top box (aparelho que permite a interação) na casa de 1.000 famílias em Tauá – que já é uma “cidade digital” -, como um projeto piloto para acompanhar as famílias, com informações prestadas por elas mesmas.

Roberto Pinto Martins diz que o projeto terá o apoio da Secretaria de Telecomunicações. Para ele, todas as opções ainda estão em aberto em relação à interação que o modelo de TV digital brasileira possibilitará. Segundo disseram, o governador mostrou-se interessado no projeto.

O secretário disse que a implantação do projeto seria de muita importância, inclusive para verificar se poderia ser replicado em outras regiões.

Web