A revista Universidade Pública, da Universidade Federal do Ceará (UFC), comemora seus 10 anos. Para marcar a data haverá festa de lançamento de sua 55ª edição.

O evento será nesta quarta-feira (23/6), às 19h, nos jardins da Reitoria (campus Benfica). A festa também marcará os 55 anos de fundação da UFC.

A edição de número 55 traz entrevista exclusiva com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que comenta a extinção do vestibular tradicional e a expansão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro também faz um balanço do ensino universitário nos oito anos da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Paulo Mamede, fundador e primeiro editor, diz que um dos fatores determinantes para a criação da revista “foi a descoberta de que a Universidade não se conhecia; cursos do mesmo departamento não sabiam o que o outro produzia. Existiam barreiras intransponíveis”. Atualmente, Mamede é coordenador de Comunicação Social da UFC.

Para Memede, a revista Universidade Pública foi responsável por traduzir, de forma simples, boa parte do conhecimento científico gerado na Universidade, substituindo citações e notas de rodapé pela linguagem jornalística.

A revista, a cada número, traz reportagens, entrevistas, resenhas e artigos curtos, que procuram documentar o dia a dia da UFC. Ao mesmo tempo, abre espaço para a opinião da comunidade universitária.