Com as eleições de outubro se aproximando no Brasil, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas fará seu primeiro webinar (seminário ao vivo na internet) de duas horas: Técnicas de Cobertura Eleitoral: Como Entender e Analisar Pesquisas Eleitorais. O jornalista brasileiro José Roberto de Toledo vai conduzir o curso.

Toledo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), é pioneiro no uso de Jornalismo com Auxílio do Computador no Brasil – e editor do blog sobre cobertura eleitoral para o jornal O Estado de S. Paulo.

Tópicos que serão abordados no seminário

1. Como são elaboradas as pesquisas, por que elas funcionam mesmo com amostras relativamente pequenas.

2. Quais os problemas mais comuns em sua interpretação, margens de erro e de segurança, como analisar tabelas e gráficos, entre outros temas.

Também haverá debates e atividades interativas durante o curso.

Regulamento

Inscrições: até o dia 8 de julho, às 19h (horário de Brasília). Vagas limitadas.

Quando será o seminário: 13/7/2010 – terça-feira – das 10h às 12h (horário de Brasília), com organização da  central de cursos online do Centro Knight.

Critérios: os candidatos a participar precisar ser jornalistas brasileiros que trabalhem em tempo integral para veículos impressos, eletrônicos ou online –  e que tenham sido escalados para cobrir as eleições. E devem estar disponíveis no horário do seminário.

Terão prioridade os candidatos que demonstrarem interesse em usar técnicas de jornalismo investigativo na cobertura eleitoral.

Clique aqui para mais informações e inscrição.

[Do texto de divulgação, adaptado.]