A ministra de Turismo do Paraguai, Liz Rosanna Cramer Campos, escreveu  carta à  SporTV criticando a matéria divulgada pelo canal no dia 1º/07/2010. Ela afirma que pedir desculpa “não é o suficiente”, pois  a reportagem sobre o Paraguai foi “patética e ofensiva”.

“Com o poderio de sua rede e imensa audiência que possuem, vocês saberão entender que o pedido de desculpas não é suficiente. O impacto dessas imagens é muito superior ao impacto de um pedido de desculpas com uma nota positiva”, afirmou Liz.

A reportagem  falava sobre a participação do Paraguai na Copa do Mundo, mas, com texto irônico, zombou vários aspectos da cultura e da sociedade do país vizinho. Depois da repercussão negativa, o canal se desculpou e exibiu reportagem positiva sobre o Paraguai.

Convite para visita

Com o intuito de acabar com “os preconceitos” por parte da emissora brasileira, Liz convidou a equipe do SporTV para uma visita ao Paraguai. “Venham nos conhecer, para se surpreenderem e derrubarem preconceitos, e depois produzirem uma reportagem justa sobre os que vivem aqui”, diz a carta.

A direção do SporTV, por meio de sua assessoria, informa já ter respondido a carta enviada por Liz e reafirmou o pedido de desculpas. “A direção do SporTV já respondeu à Ministra, reiterou o pedido de desculpas do canal e está conversando para agendar um possível encontro pós Copa do Mundo”, diz a nota. [Texto do portal Comunique-se, com adaptações]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nHGL8pbFWDk&feature=player_embedded[/youtube]