Espantalho Robô, de Hélio Rôla, com exclusividade para os leitores do blog

Hoje conclui-se a  formação de mais uma turma de Novos Talentos para estudantes de jornalismo. Escrevi para eles este artigo, publicado na edição de hoje (8/7/2010), do O POVO.

Esses jovens…
Plínio Bortolotti

“Meu tempo é hoje” diz certeiramente o mestre Paulinho da Viola. É bom ter lembranças, contá-las em roda de amigos; mas, vocês sabem, quem olha para trás vira estatua de sal.

Sinto que não vem coisa muito boa quando alguém começa: “No meu tempo…” para desfiar lição de moral ou para dizer que “antigamente” tudo era melhor. A memória é seletiva e sábia/traiçoeira, guarda o bom e manda para o subconsciente aquilo que nos amargurou. É duro ser criança e adolescente, mas quando as cãs nos aparecem, começamos a dourar a pílula dos tempos idos.

A maior vítima desse tipo de saudosismo é o jovem, acusado de não querer nada com nada; de ter abandonado o hábito da leitura (os pais teriam?), e de só querer saber da internet. A propósito, os jovens continuam lendo: preferem ler na internet, mas se encandeiam também com cartapácios, tipo Harry Potter e a saga Crepúsculo.

A internet é a vilã de hoje como os gibis o foram na minha meninice. Adquiri o hábito de ler graças ao Fantasma (“O espírito que anda”), ao Zorro (e seu amigo Tonto) e ao Tio Patinhas e sua trupe.

Bom, a introdução é para dizer que coordeno no O POVO o curso Novos Talentos para estudantes de jornalismo. Tenho a oportunidade de estar com jovens universitários e posso dizer que convivo com pessoas interessantes, interessadas e preocupadas com as coisas do mundo. E, obviamente, com seu próprio futuro, pois estão no limiar da vida adulta.

Hoje, conclui-se mais uma turma Novos Talentos, a oitava: mistura de jovens interessados em questões internacionais, artes gráficas, cultura, política, economia – e pelos problemas locais. Ajudeio-os a afiar o texto para que possam contar boas histórias aos leitores, aqui ou onde quer que se desenvolvam profissionalmente.

Teremos hoje um encontro festivo na Redação para comemorar a conclusão do curso. Esta é a minha homenagem a eles.

Inscrições para a próxima turma, clique aqui.